URUGUAIANA JN PREVISÃO

Acolhimento

Projeto De Mãos Dadas inicia encontros para mães atípicas

Divulgação/PMU - Rodas de conversa semanal oferecem acolhimento e orientação prática às mães

A partir desta sexta-feira, 22/8, mães de crianças com transtornos ou deficiências terão encontros semanais no bairro Rui Ramos. O Projeto De Mãos Dadas com Mães Atípicas, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), oferece acolhimento, troca de experiências e orientações práticas, fortalecendo o vínculo entre mães e filhos. 

A iniciativa faz parte do Projeto Movimento, programa da Prefeitura que nos últimos anos proporcionou atividades sensoriais e psicomotoras a mais de 400 crianças e adolescentes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O projeto orienta mães sobre gerenciamento de crises, parceria nas terapias e continuidade das atividades do Movimento. 

As ações serão conduzidas pela neuropsicopedagoga Angélica Moura, com participação de outros profissionais convidados. Os encontros acontecerão às sextas-feiras à tarde na sede do Projeto Movimento, na Praça do Esporte e Cultura (PEC). Inicialmente, foram abertas 20 vagas, todas preenchidas por mães de alunos do programa. 

“O Projeto Movimento é uma política de nossa cidade. Uruguaiana é exemplo de suporte às crianças e mães atípicas. Nosso compromisso é ampliá-lo cada vez mais”, afirma o prefeito Carlos Delgado. O secretário da Smel, Anderson Menezes, destaca que o programa evolui a cada ano, fortalecendo o suporte e a parceria com os pais. 

Projeto Movimento 

O Projeto Movimento, que completou quatro anos em agosto de 2025, atende atualmente 403 alunos, com aumento de 24% nos últimos seis meses. O cronograma inclui atividades psicomotoras e sensoriais, com apoio de equipe multidisciplinar, visando autonomia, equilíbrio e qualidade de vida. 

O programa possui segmentos exclusivos, como Hipismo de Inclusão, Futsal de Inclusão, Tênis em Movimento e natação, e trabalha na implementação de um projeto de ciclismo. Recentemente, foi inaugurada a Barbearia Municipal do Projeto Movimento, com atendimento gratuito mediante agendamento. 

O interior do município também será contemplado. Na Barragem Sanchuri, uma sala exclusiva para atividades psicomotoras e sensoriais está em obras, atendendo cerca de 50 jovens da região. 


Vencedores do 5º Ideathon transformam ideias em soluções inovadoras Anterior

Vencedores do 5º Ideathon transformam ideias em soluções inovadoras

Inscrições abertas para campeonato dos quarentões no Sesc Próximo

Inscrições abertas para campeonato dos quarentões no Sesc

Deixe seu comentário