Agosto dourado
Evento reúne grande público para debater sobre amamentação
A Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu atividades, palestras e oficinas voltadas ao Agosto Dourado, que visa incentivar o aleitamento materno. O evento aconteceu no pátio da Policlínica Adulta e reuniu cerca de 60 pessoas, entre gestantes, lactantes e acompanhantes. “Buscamos trazer bastante o foco ao tema deste ano, que é o apoio e direito das mulheres que trabalham e amamentam”, explica a coordenadora do Setor de Saúde da Mulher, enfermeira Emanuele Ambrós.
Dentre as palestras o público pode debater sobre os direitos da mãe que trabalha e amamenta, práticas que auxiliam a mãe trabalhadora a manter a amamentação e a importância da rede de apoio nesta fase. Na ocasião, as mães de recém-nascidos receberam orientação de como funciona o bande de leite no município.
Também foram temas da atividade o acolhimento às mães que amamentam ou desejam amamentar, planejamento familiar e reprodutivo e revisão e atualização das carteiras de vacinação (crianças e gestantes). As oficinas ensinaram técnicas e apoio a amamentação; nutrição da gestante e do bebê; importância da fisioterapia pélvica na saúde da mulher e saúde bucal. Conforme Emanuele, atualmente a Policlínica Infantil conta com equipe multidisciplinar para auxiliar a puérpera nesta questão
O leite materno, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os dois anos do bebê.
Deixe seu comentário