Campanha para atualizar a caderneta de vacina começa dia 6/10
“Bora Atualizar”
Campanha para atualizar a caderneta de vacina começa dia 6/10

Divulgação - Mobilização se estende por todo o mês de outubro
Começa na próxima segunda, 6/10, a campanha “Bora Atualizar”, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade. A ação ocorre durante todo o mês de outubro e visa atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos, aplicando todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, de acordo com a idade e a necessidade de cada um.
O ponto alto da campanha ocorre no Dia D, marcado para o dia 18, quando todas as unidades de saúde funcionarão em horário especial, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para facilitar o acesso das famílias que não podem comparecer durante a semana. O momento é estratégico para alcançar o maior número de crianças e adolescentes e garantir a cobertura vacinal completa.
A secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto, reforça que vacinar é uma atitude simples, mas de enorme impacto, garantindo proteção coletiva. “É nossa responsabilidade como sociedade assegurar que nossas crianças e jovens cresçam protegidos contra doenças evitáveis por vacina”, disse a gestora.
Para participar, pais ou responsáveis devem levar cartão do SUS e a caderneta de vacinação da criança ou adolescente à unidade de saúde mais próxima. A equipe realizará a avaliação da situação vacinal e aplicará todas as doses necessárias de forma segura e organizada.
A campanha é também uma oportunidade para orientar famílias sobre a importância da vacinação, esclarecer dúvidas e fortalecer a proteção contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche e outras previstas no calendário.
Além da aplicação das vacinas, a iniciativa permite às famílias acompanhar de perto o histórico vacinal dos filhos e receber orientações sobre reforços e novas vacinas que possam surgir no calendário nacional.
A mobilização durante todo o mês reforça a importância da prevenção contínua, garantindo que nenhuma criança ou adolescente fique sem imunização por falta de oportunidade. A estratégia busca conscientizar a população de que vacinar é um ato de cuidado, proteção e responsabilidade social, beneficiando diretamente a saúde de toda a cidade.
Deixe seu comentário