Turismo
Comitiva gaúcha estreita laços com a Argentina

Mauricio Tonetto / Secom - Missão teve participação do líder do governo na AL, deputado Frederico Antunes. E destaque para o Carnaval de Uruguaiana
O governador Eduardo Leite liderou a comitiva do Rio Grande do Sul na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, no último sábado, 27/9. A missão contou com a participação do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, e do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), marcando a ampliação da presença estratégica do Estado no principal evento de turismo do continente.
Durante a feira, foi inaugurado o estande oficial do Rio Grande do Sul, que recebeu a visita da secretária-geral de Turismo da ONU, Shaikha Nasser Al Nowais. O espaço apresentou a diversidade cultural gaúcha, com destaque para uma apresentação da Trupe Natalina, levando a magia do Natal Luz de Gramado a Buenos Aires, além do grupo folclórico Ana Terra, que reforçou a ligação tradicionalista com o público argentino. O Carnaval de Uruguaiana também foi lançado como produto turístico oficial.
Recorde de turistas
A participação do Estado na FIT consolidou os resultados de uma estratégia de aproximação com o mercado argentino. Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio Grande do Sul recebeu 1.026.945 turistas vindos do país vizinho, representando 38,7% de todos os visitantes estrangeiros que entraram no Brasil no período. O recorde foi alcançado graças a um trabalho contínuo que incluiu missões comerciais, press trips com jornais como Clarín e La Nación, roadshows em Córdoba e a ampliação da malha aérea, com a retomada de voos da Aerolíneas Argentinas e novas rotas operadas por Gol e Latam.
Em reunião com a Aerolíneas Argentinas, da qual participaram o governador e o deputado Frederico Antunes, foi confirmada a retomada de cinco voos semanais entre Porto Alegre e Buenos Aires a partir de abril de 2026.
Valorização da cultura gaúcha
Um dos pontos altos da agenda foi o lançamento da campanha “Viva o Caminho: cada quilômetro importa”, voltada aos 92% de turistas argentinos que chegam ao Estado por via terrestre. O material traz um mapa com 20 dicas sobre segurança, paradouros, hospedagens e passeios ao longo das principais rotas, incentivando que o trajeto seja também parte da experiência turística.
O governador destacou o protagonismo do Estado no turismo internacional: “Mais de um milhão de argentinos entraram no Brasil pelo Rio Grande do Sul em 2025, e muitos já têm o nosso Estado como destino. Queremos que cada vez mais aproveitem as belezas gaúchas, conhecendo nossas cidades, cultura, gastronomia e a hospitalidade do nosso povo”, disse.
Integração regional e infraestrutura
A missão também incluiu encontro com o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, em café da manhã na Embaixada, com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e de representantes de outros estados. No diálogo, Leite reforçou a disposição de fortalecer a cooperação turística com foco na promoção conjunta da rota das missões jesuíticas, que completará 400 anos em 2026.
O governador aproveitou ainda para destacar o Programa “O Sul Tchê Espera”, voltado à valorização do turismo gaúcho, e participou da assinatura de portaria que regulamenta a inclusão de agricultores familiares e produtores rurais no Cadastur, fortalecendo o vínculo entre turismo e desenvolvimento local.
Na pauta da integração regional, Leite tratou com o embaixador sobre o gasoduto de Vaca Muerta, ressaltando a importância do investimento de US$ 1 bilhão para ligar Uruguaiana a Porto Alegre, garantindo segurança energética e ampliando a conexão com a produção argentina de gás natural.
O encontro terminou com uma troca simbólica: Leite presenteou Bitelli com uma cuia e bomba de chimarrão personalizadas com o brasão do Estado, em gesto de valorização da cultura e hospitalidade gaúchas.
Deixe seu comentário