Outubro Rosa
Município zerou fila de espera por mamografias

Pexels - O pedido de mamografia deve ser feito diretamente na unidade de saúde mais próxima, dentro da Estratégia de Saúde da Família
O exame de mamografia é considerado o principal método para identificar alterações na mama, como nódulos cancerígenos. Se realizado regularmente, é possível diagnosticar o câncer de mama em fase inicial, o que, segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasga), faz a taxa de cura pode chegar a até 90%.
Ele está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus) e, em Uruguaiana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pode ser solicitado tanto por médicos quanto por enfermeiros dentro das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Ainda conforme o órgão, o cenário de fila de espera para realização do exame, que por anos assombrou pacientes, não existe mais.
Segundo a Secretaria, todas as mulheres a partir de 40 anos podem realizar o exame, assim como aquelas com histórico familiar ou que já estejam em acompanhamento de nódulos suspeitos. O encaminhamento é feito diretamente pela equipe da unidade de saúde, e o procedimento é realizado no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana.
A importância do diagnóstico precoce
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres brasileiras. Ainda, dados do Inca apontam que, em 2024, foram registrados 73.610 casos, 3.720 só no Rio Grande do Sul. A mamografia permite identificar tumores pequenos, muitas vezes imperceptíveis no exame físico, possibilitando tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso.
A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) reforça que o rastreamento regular é capaz de salvar milhares de vidas ao reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pacientes.
Mutirões e ações do Outubro Rosa
Para intensificar a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde organiza em outubro mutirões de atendimento em turno estendido, em cada Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é ampliar o acesso e facilitar que mulheres que trabalham durante o dia consigam agendar e realizar a mamografia.
Além disso, o município receberá a carreta do Sesc, que também oferecerá exames gratuitos, somando-se à estrutura já disponível. “Temos bastante oferta e estamos mobilizados para atender todas as mulheres da faixa etária indicada”, destacou Liziane.
Como acessar
O pedido de mamografia deve ser feito diretamente na unidade de saúde mais próxima, dentro da Estratégia de Saúde da Família. O exame é realizado na Santa Casa e, atualmente, não há fila de espera. Com essas medidas, Uruguaiana reforça o compromisso com a prevenção e com a saúde da mulher, alinhando-se às campanhas nacionais do Outubro Rosa.
Deixe seu comentário