URUGUAIANA JN PREVISÃO

Outubro Rosa

Município zerou fila de espera por mamografias

Pexels - O pedido de mamografia deve ser feito diretamente na unidade de saúde mais próxima, dentro da Estratégia de Saúde da Família

 O exame de mamografia é considerado o principal método para identificar alterações na mama, como nódulos cancerígenos. Se realizado regularmente, é possível diagnosticar o câncer de mama em fase inicial, o que, segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasga), faz a taxa de cura pode chegar a até 90%.  

 Ele está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus) e, em Uruguaiana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pode ser solicitado tanto por médicos quanto por enfermeiros dentro das Estratégias de Saúde da Família (ESF). Ainda conforme o órgão, o cenário de fila de espera para realização do exame, que por anos assombrou pacientes, não existe mais. 

Segundo a Secretaria, todas as mulheres a partir de 40 anos podem realizar o exame, assim como aquelas com histórico familiar ou que já estejam em acompanhamento de nódulos suspeitos. O encaminhamento é feito diretamente pela equipe da unidade de saúde, e o procedimento é realizado no Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. 

A importância do diagnóstico precoce 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres brasileiras. Ainda, dados do Inca apontam que, em 2024, foram registrados 73.610 casos, 3.720 só no Rio Grande do Sul. A mamografia permite identificar tumores pequenos, muitas vezes imperceptíveis no exame físico, possibilitando tratamentos menos invasivos e com maiores taxas de sucesso. 

A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) reforça que o rastreamento regular é capaz de salvar milhares de vidas ao reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pacientes. 

Mutirões e ações do Outubro Rosa 

Para intensificar a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde organiza em outubro mutirões de atendimento em turno estendido, em cada Estratégia de Saúde da Família. O objetivo é ampliar o acesso e facilitar que mulheres que trabalham durante o dia consigam agendar e realizar a mamografia. 

Além disso, o município receberá a carreta do Sesc, que também oferecerá exames gratuitos, somando-se à estrutura já disponível. “Temos bastante oferta e estamos mobilizados para atender todas as mulheres da faixa etária indicada”, destacou Liziane. 

Como acessar 

O pedido de mamografia deve ser feito diretamente na unidade de saúde mais próxima, dentro da Estratégia de Saúde da Família. O exame é realizado na Santa Casa e, atualmente, não há fila de espera. Com essas medidas, Uruguaiana reforça o compromisso com a prevenção e com a saúde da mulher, alinhando-se às campanhas nacionais do Outubro Rosa. 


Sesc Uruguaiana abre inscrições para os Jogos Comerciários Anterior

Sesc Uruguaiana abre inscrições para os Jogos Comerciários

Associação de Protetores Vira Lata promove brechó Próximo

Associação de Protetores Vira Lata promove brechó

Deixe seu comentário