URUGUAIANA JN PREVISÃO

cavalo crioulo

Morfologia da Expointer consagrou novos ícones da raça Crioula

Leandro Vieira/ABCCC/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Em uma temporada que comemora a inauguração da Arena Coberta do Cavalo Crioulo, a Morfologia da Expointer 2023, disputada entre a segunda-feira, 28/8, e a quarta-feira, 30/8, abrilhantou os olhos de quem acompanhou a prova, seja in loco, seja pela transmissão ao vivo.

E a exemplo do que ocorreu no Freio de Ouro, a prova que busca os exemplares que mais se aproximam do standard da raça, consagrou novos nomes. Os grandes campeões foram La Castellana Pimenta, na categoria Fêmeas, e Patrão Cavalera na categoria Machos.

Um ventre que representa o standard da raça

Coroada com o mais alto título da Morfologia da Expointer, a égua adulta La Castellana Pimenta voltará para casa com a faixa de Melhor Exemplar da Raça após superar outras 139 fêmeas. Com uma representatividade potente, ela exemplifica com exímios detalhes todo o standard racial que é ancorado pelos antepassados e foi comprovado por quem acompanhou de perto o julgamento de Mário Móglia Suñe, acompanhado de seus secretários, Mário dos Santos Suñe e Fernando Suñe Moraes. De acordo com o expositor, Marcelo Amaral Moraes, agora, ela será preparada para disputar as provas do Freio de Ouro.

Uma história sendo escrita

Neste ano, Patrão Cavalera estreou na categoria Cavalo Menor, depois de ter iniciado com maestria sua trajetória em pista no ano passado, quando foi Campeão Potranco Menor e o Quarto Melhor Macho da raça na Morfologia Expointer. O título o habilitou a participar da "Copa do Mundo do Cavalo Crioulo", a Expo FICCC, realizada na Argentina em 2023, quando foi campeão Padrillo 3 Años, vindo a ser o escolhido como Terceiro Melhor Macho. 

Grande Campeonato Fêmeas

A Melhor Exemplar da Raça, Grande Campeã e Campeã Égua Adulta, La Castellana Pimenta, do criador e expositor Marcelo Amaral Moraes, levou a faixa para a Cabanha La Castellana, de Santiago. O cabanheiro é Marcones Martins Soares.

Já a Reservada de Grande Campeã e Reservada Égua Adulta é RE Pioneira – TE, do criador e expositor Evaldo Francisco da Rosa, da Estância Liberdade, de Rolante. O cabanheiro é Roberton Daniel Silveira.

Irmã da Freio de Ouro, Belle Porcelana, a colorada salina Belle Reserva é a Terceira Melhor Fêmea e Campeã Potranca Maior. Da criadora e expositora Elizabeth Lemanski, levou a faixa para a Fazenda Paraíso, de Balsa Nova (PR). O cabanheiro é Neimar Neres de Deus.

Já a Quarta Melhor Fêmea e Campeã Potranca Menor é de Uruguaiana. Ela é Basca Herdeira, uma das representantes da Cabanha Basca, da criadora e expositora Mariana Franco Tellechea e Filhos. O cabanheiro é Fabio Dorneles do Amaral.

Grande Campeonato Machos

O Grande Campeão e Campeão Cavalo Menor é Patrão Cavalera, dos criadores Rafael Grimm Vaz e Eliana Sussenbach Vaz, expositor Condomínio Patrão Cavalera, uma parceria da Estância Liberdade e Estância Nova. O cabanheiro é Roberson Daniel Silveira

Gomensoro de Santa Márcia – TE é o Reservado de Grande Campeão e Campeão Cavalo Adulto. Do criador Flávio Piegas Martini, exposto por Júlio Cesar Trevisan, Flavio Martini Piegas e Fernando Xavier Astiz. O cabanheiro é Luiz Henrique de Souza.

O Terceiro Melhor Macho e Reservado de Campeão Cavalo Adulto é Jacinto Cala Bassa – TE, do criador e expositor Marcelo Rezende Móglia, da Cabanha Cala Bassa, de Bagé. o cabanheiro é Genildo Gonçalves de Oliveira

E o Quarto Melhor Macho e Campeão Potranco Menor é Amigo do Tamboré, do criador e expositor Diego de Lucena Zanandréa, da Cabanha Tamboré, de São Francisco de Paula. O cabanheiro é Marcos Andrighetti.

Exposições de primavera abrem novo ciclo do ranking Hereford e Braford Anterior

Exposições de primavera abrem novo ciclo do ranking Hereford e Braford

Belle Porcelana e Guanabara Saladero são Freio de Ouro Próximo

Belle Porcelana e Guanabara Saladero são Freio de Ouro

Deixe seu comentário