URUGUAIANA JN PREVISÃO

Oportunidade

Ufrgs abre inscrições para o Vestibular 2026

Gustavo Diehl/UFRGS - A Universidade mantém 50% das vagas para estudantes da rede pública, incluindo critérios raciais, de renda, quilombolas e pessoas com deficiência.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) divulgou, na quarta-feira, 21/8, o edital do Vestibular 2026. Ao todo, são 4 023 vagas distribuídas em 97 cursos de graduação. Os interessados podem se inscrever pelo site oficial do vestibular (vestibular.ufrgs.br) entre 25 de agosto e 22 de setembro, até 23h59.

As provas serão aplicadas nos dias 29 e 30 de novembro, abrangendo seis cidades gaúchas: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí. O primeiro dia de exames terá questões de Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia e Matemática, enquanto o segundo será dedicado à Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e Redação.

Entre as mudanças em relação ao vestibular anterior, a UFRGS digitalizou a entrega de documentos para solicitações especiais, como atendimento a candidatos com necessidades específicas, uso de nome social, horários diferenciados para sabatistas e correções cadastrais. Todo o envio deve ser feito online, pelo Portal do Candidato.

Outra alteração é a unificação da divulgação dos gabaritos preliminares, que ocorrerá apenas em 1º de dezembro, com prazo para recursos até 4 de dezembro. Antes, os gabaritos eram divulgados ao final de cada dia de provas.

A UFRGS mantém a política de reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos da rede pública de ensino, considerando critérios raciais, de renda e pessoas com deficiência. Desde 2025, a universidade também inclui vagas para autodeclarados quilombolas. A renda familiar para acesso a parte das vagas deve ser de até um salário-mínimo nacional per capita (R$1.518,00). O Manual do Candidato com detalhes sobre comprovações, formulários e modelos de declaração já está disponível no portal do vestibular.

Inscrições e taxas

O valor da inscrição é de R$180. Candidatos com isenção devem realizar o cadastro normalmente, e o sistema indicará automaticamente o benefício. Após preencher o formulário, é necessário conferir todas as informações, gerar o boleto e efetuar o pagamento até 23 de setembro. Eventuais dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para o e-mail: coperse@coperse.ufrgs.br.

Candidatos aos cursos de Música (bacharelado e licenciatura) farão também a Prova de Habilitação Específica (PHE), com envio de materiais entre 30 de setembro e 3 de outubro. O conteúdo das provas está disponível no site do Instituto de Artes e no Manual do Candidato.

Modalidades de concorrência e cotas

Todos os inscritos concorrem ao acesso universal, enquanto a reserva de vagas é destinada a estudantes da rede pública, distribuída conforme renda, autodeclaração racial, quilombola e pessoas com deficiência. As categorias incluem: egressos da rede pública, renda familiar de até um salário-mínimo per capita, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Egressos da rede pública, renda familiar de até um salário-mínimo per capita, autodeclarados quilombolas. Egressos da rede pública, renda familiar de até um salário-mínimo per capita, pessoas com deficiência.

Egressos da rede pública, renda familiar de até um salário-mínimo per capita e egressos da rede pública sem restrição de renda, distribuídos pelos mesmos critérios raciais, quilombolas, deficiência ou universal.

A Ufrgs também garante horário especial para candidatos sabatistas e a possibilidade de uso do nome social em todos os documentos oficiais do vestibular, mediante solicitação pelo Portal do Candidato.

Professor de Uruguaiana desenvolve modelos inclusivos para alunos cegos Anterior

Professor de Uruguaiana desenvolve modelos inclusivos para alunos cegos

Ensino superior gaúcho tem mais alunos na EaD do que no presencial Próximo

Ensino superior gaúcho tem mais alunos na EaD do que no presencial

Deixe seu comentário