Candidatura laranja resulta em alteração na composição da Câmara
Barra do Quaraí
Candidatura laranja resulta em alteração na composição da Câmara

Acervo Pessoal - De acordo com o processo, a candidata compareceu à zona eleitoral no dia da votação, mas não votou em si mesma
Uma decisão da Justiça Eleitoral resultou em alteração na composição da Câmara Municipal de Barra do Quaraí. O Tribunal reconheceu a ocorrência de candidatura laranja na legenda do partido União Brasil, após verificar que uma candidata registrada pelo partido não recebeu nenhum voto nas eleições.
De acordo com o processo, a candidata compareceu à zona eleitoral no dia da votação, mas não votou em si mesma, o que caracteriza fraude à lei de cotas de gênero. A irregularidade foi questionada por um integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).
Conforme o presidente da Casa Legislativa, vereador Rick Mossi (PDT), o caso passou por todas as instâncias: foi inicialmente analisado pela Justiça Eleitoral de Barra do Quaraí, depois confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e, por fim, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Em todas as etapas, o entendimento foi o mesmo: a candidatura fictícia levou à anulação dos votos do União Brasil na chapa proporcional.
Com a decisão, a vaga que antes pertencia ao vereador Nivaldo Antunes (União Brasil) deixou de existir. Na última segunda-feira, 30/9, pela manhã, a vaga foi redistribuída para o PT. Assim, o parlamentar Pastor Edenilson assumiu como novo representante da bancada petista na Câmara Municipal.
Deixe seu comentário