Candidatura laranja resulta em alteração na composição da Câmara
TCE
Câmara aprova contas de gestão de Ronnie Mello

Divulgação/Ascom CMU - Ex-prefeito Ronnie Mello participou da sessão nesta terça-feira
Na sessão ordinária de terça-feira, 30/9, a Câmara de Vereadores apreciou os pareceres emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) referentes às contas do Executivo municipal nos exercícios de 2017 e 2021. Os documentos tratam da administração do então prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) e de seus vice-prefeitos no período, Antônio Angusto Brasil Carús e José Fernando Tarragó, respectivamente.
As contas de 2017, relativas à gestão de Ronnie Mello e Brasil Carús, receberam parecer favorável por unanimidade da Segunda Câmara do TCE-RS. Conforme o documento (Parecer nº 22 230), foram identificadas apenas falhas de natureza formal e de controle interno, decorrentes de limitações materiais ou humanas, sem prejuízo ao erário. O Tribunal recomendou, entretanto, que a gestão seguinte adotasse medidas para evitar a reincidência desses apontamentos.
Já no caso das contas de 2021, o parecer foi favorável com ressalvas para Ronnie Mello e Fernando Tarragó, devido a falhas formais e deficiências de controle interno, consideradas não comprometedores da globalidade das contas. O documento (Parecer nº 22 497) recomendou a adoção de medidas preventivas e corretivas pela administração municipal.
Durante a reunião na Câmara, Ronnie fez uso da palavra para apresentar sua defesa oral. Ele destacou que os relatórios do TCE comprovaram a inexistência de irregularidades graves, limitando-se a apontamentos formais já esclarecidos junto ao Tribunal. Segundo Mello, tais situações não comprometeram o exercício do mandato e foram prontamente corrigidas.
Com a aprovação em plenário, os vereadores confirmaram os pareceres emitidos pelo Tribunal de Contas, encerrando a análise das contas de governo dos dois exercícios. Conforme prevê a Constituição Federal, o julgamento final cabe ao Legislativo municipal, que acolheu as recomendações do órgão de controle.
Deixe seu comentário