URUGUAIANA JN PREVISÃO

ABAIXO DA META

Uruguaiana fica fora do Selo Município Amigo da Vacina

Arthur Vargas/Ascom SES - Mais de 400 municípios receberam certificação por atingir as metas. Uruguaiana ficou fora em todas as categorias

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul, entregaram nesta quarta-feira, 20/8, o selo Município Amigo da Vacina a 415 municípios gaúchos. a medida visa incentivar o aumento da cobertura vacinal do Estado. Uruguaiana não está entre os contemplados.

A cerificação é destinada a municípios que atingiram as metas de vacinação estabelecidas em 2024 para as vacinas pentavalente, tríplice viral e contra o HPV. No caso de Uruguaiana, o município não alcançou as metas de 95% no caso da Pentavalente e da Tríplice viral, e 90% no caso da vacina HPV.

Importância

Na cerimônia de entrega dos certificados, a secretária de Saúde Arita Bergmann alertou sobre a resistência de muitas pessoas à vacinação e disse que é possível avançar mais na mobilização dos gestores municipais e das equipes. “Podemos fazer mais. Por mais que nos esforcemos, sabemos que há resistência, que há pessoas que não acreditam na vacina. Elas precisam saber que a proteção oferecida é cientificamente comprovada. Nós precisamos que nossas crianças e nossos adolescentes se vacinem porque além da proteção e do cuidado, nós queremos que eles sejam felizes”, frisou.

Arita também destacou a importância das parcerias da SES com o MPRS e do selo. “Quando se fala em proteger a vida, a nossa parceria no programa de reconhecimento Município Amigo da Vacina se torna viva e eficaz, com resultados objetivos. Entregar o certificado a 415 municípios mostra que estamos no caminho certo e que vacina boa é vacina no braço”, disse.

Contemplados

Dos 415 municípios contemplados nesta edição, 139 receberam o selo ouro por terem atingido as metas nos três imunizantes; 153 receberam o selo prata por atingir as metas em dois dos três imunizantes; e 123 receberam o selo bronze por terem atingido a meta em um imunizante.

Para receberem o selo, os municípios foram classificados em três categorias, levando em conta a cobertura vacinal registrada em 2024, o tipo de vacina e suas respectivas faixas etárias. Na categoria Baby a meta era cobertura maior ou igual a 95% (terceira dose para menores de um ano de idade) para a vacina pentavalente. Na categoria Dente de Leite a meta é a cobertura maior ou igual a 95% (primeira dose para crianças de um ano de idade) para a vacina tríplice viral. E na categoria Teens a meta é a cobertura maior ou igual a 90% (adolescentes e pré-adolescentes de nove anos a 14 anos, uma dose) para vacina contra o HPV.

As vacinas

  • Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser aplicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade).
  • Tríplice Viral: protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. Uma dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses (com a tetraviral, que protege adicionalmente contra varicela).
  • HPV: protege jovens e adolescente contra o papilomavírus humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo e associado ao desenvolvimento de quase todos os casos de câncer de colo do útero, bem como de diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacina é indicada para meninas e meninos de nove a 14 anos, com esquema de dose única.
Uruguaiana fica fora do Selo Município Amigo da Vacina Anterior

Uruguaiana fica fora do Selo Município Amigo da Vacina

Fronteira Oeste recebe investimento de R$ 4 milhões em recuperação de rodovias Próximo

Fronteira Oeste recebe investimento de R$ 4 milhões em recuperação de rodovias

Deixe seu comentário