Saúde
Mutirão oftalmológico realizará 320 cirurgias de catarata

Gabriela Barcellos/JC - Mutirão oftalmológico em Uruguaiana realizará 320 cirurgias de catarata, com início dos procedimentos na próxima semana.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado, 19/7, a entrega de 320 autorizações para realização de facectomias, popularmente conhecidas como cirurgias de catarata. A ação marca o início da segunda etapa do mutirão que visa reduzir a fila de espera pelo procedimento no município. A entrega acontece a partir das 9h, no Foyer do Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, para pacientes previamente avaliados e que já aguardam o procedimento.
As cirurgias terão início na próxima semana e serão conduzidas por uma equipe de oftalmologistas que presta serviço para a Secretaria, no Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU).
O procedimento é bastante rápido – cerca de 10 minutos – e consiste na remoção da lente natural do olho, que se encontra comprometida pela opacificação causada pela catarata, substituindo-a por uma lente artificial que devolve clareza à visão.
De acordo com a chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Daiany Mossi, a seleção dos pacientes segue critérios de tempo de espera e gravidade. "Neste momento, estamos chamando pacientes que aguardam desde 2024. Quanto maior o tempo de espera, mais cedo a pessoa é chamada. Muitos já enxergam muito pouco ou quase nada", destacou. Ela também informou que há casos de pessoas que já operaram um dos olhos na primeira etapa do mutirão e agora retornam para o procedimento no outro olho.
Apesar da nova rodada contemplar 320 pacientes, a fila ainda conta com aproximadamente 700 pessoas. No início do programa, em junho, cerca de 900 aguardavam cirurgia. "É importante que a população atenda as ligações da Secretaria, pois há casos de pessoas que não respondem e acabam voltando para o fim da fila", alertou Daiany.
Continuidade do programa
Na primeira etapa, realizada em junho, foram feitas 210 cirurgias. A expectativa é de que os mutirões continuem até o fim de 2025, com o objetivo de zerar a fila de espera.
Além das cirurgias, o município mantém uma rotina de cerca de 180 consultas oftalmológicas mensais, o que contribui para o diagnóstico e encaminhamento de novos casos à fila. “A cada nova ação, temos pacientes que voltam enxergando e emocionados com a recuperação da visão. Isso é gratificante e nos dá ainda mais motivação para seguir com o programa”, finalizou Daiany.
Custeio
A realização do mutirão foi possível graças a uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Covatti Filho (PP), de R$2 milhões. “Foi uma grande conquista. O Deputado entendeu a importância dessa demanda e destinou um valor expressivo para a Saúde. Parte desse recurso foi direcionada especificamente para as cirurgias de catarata”, explica Daiany.
Deixe seu comentário