SUSTO
Morador encontra granada no quintal de casa

Divulgação/BM/JC - Bope foi acionado e detonou o dispositivo de forma segura, em área isolada
Na última sexta-feira, 29/8, um morador do bairro Nova Esperança II encontrou uma granada no pátio da sua casa, por volta das 14h, localizada frente ao Ceane. O homem então acionou a Brigada Militar.
Inicialmente a ocorrência foi atendida pelo 1º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (Bpaf). De acordo com o capitão Allan Marques, o material apresentava aparência antiga e enferrujada, levantando dúvidas sobre se se tratava de uma réplica, uma granada de treinamento ou um dispositivo com risco real.
A Brigada Militar isolou um raio de 100 metros para garantir a segurança da comunidade, e os moradores da residência precisaram deixar o local até a conclusão dos trabalhos. O Corpo de Bombeiros também esteve presente para auxiliar na ocorrência. O Exército foi contatado, mas só poderia atuar no dia seguinte.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope), sediado em Porto Alegre e que atua com explosivos, foi acionado. Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também trabalhando na ocorrência.
Já na madrugada de sábado, 30/8, às 1h56, a granada foi recolhida e detonada com segurança em uma zona de mata pela equipe do Bope. O estrondo da detonação foi ouvido por moradores de diversos bairros, mas não houve danos a pessoas ou residências.
Segundo informações, o objeto é semelhante a granadas utilizadas em treinamentos militares, que possuem aparência idêntica às reais. A operação ocorreu sob protocolos de segurança rigorosos.
As autoridades reforçam a necessidade de a população não tentar manipular objetos suspeitos e acionar imediatamente os órgãos competentes em situações semelhantes. A ocorrência segue sob monitoramento.
Até o momento, não há informações acerca da procedência da granada, nem se há ligação entre este fato e outras duas ocorrências envolvendo explosivos, recentemente registradas em Uruguaiana. A 2ª Delegacia de Polícia Civil investiga o fato.
Deixe seu comentário