Uruguaianense encara o Atlântico em confronto decisivo no Caldeirão do Galo
Saúde
Município recebe mais de R$ 380 mil do Programa Inverno Gaúcho

Evelyn Gomes - A previsão é de que o recurso beneficie diretamente a população, especialmente durante o período de maior demanda por atendimento.
Na última quarta-feira, 16/7, foi anunciado o repasse de R$383 mil para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os recursos são oriundos do Programa Inverno Gaúcho, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A confirmação veio em reunião com a presença dos secretários estaduais Fabricio Guazelli Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão) e Bruno Silveira (adjunto de Planejamento, Governança e Gestão) e do deputado estadual Frederico Antunes (PP), que intermediou o repasse.
De acordo com a Prefeitura Municipal, o montante será utilizado para aquisição de medicamentos.
Questionada pelo CIDADE, a secretária municipal de Saúde, Ane Barreto, disse que ainda não tem data prevista para a chegada dos recursos ou a lista de medicamentos que deverá ser adquirido com essa verba. A expectativa é que o investimento ajude a reforçar o estoque de medicamentos da Farmácia Básica.
Falta de medicamentos
Desde o início de junho, moradores relatam dificuldades para obter medicamentos na Farmácia Básica. A Secretaria de Saúde confirmou a ausência de itens básicos em unidades dos bairros Centro, Tabajara Brites, União das Vilas e Hípica, mas atribuiu a situação à escassez de fornecedores habilitados nos últimos processos licitatórios.
Cobrança
A falta de medicamentos na Farmácia Básica em Uruguaiana chegou à Assembleia Legislativa. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou um novo ofício à Secretaria de Saúde solicitando um cronograma atualizado de aquisição dos insumos essenciais. Ela destaca o impacto direto da situação na qualidade de vida da população, especialmente de idosos e grupos vulneráveis, que dependem do fornecimento regular para tratamento contínuo.
Luciana também cobra mais transparência nos processos licitatórios e a adoção de medidas emergenciais para garantir a normalização do abastecimento, alertando para os riscos que a falta prolongada de remédios representa à saúde pública.
Programa Inverno Gaúcho
Coordenado pela SES, o Programa Inverno Gaúcho busca fortalecer a capacidade dos municípios de responder às demandas da estação mais fria. A iniciativa envolve repasses financeiros para compra de medicamentos, reforço das equipes de saúde, campanhas preventivas e apoio a hospitais e unidades de pronto atendimento.
Deixe seu comentário