URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Apenados e agentes são vacinados contra gripe

Ascom Polícia Penal - Campanha em Uruguaiana vacinou internos e servidores da Penitenciária Modulada.

Na última sexta-feira, 18/7, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou que 29.651 pessoas em regime fechado e semiaberto foram vacinadas contra a gripe no primeiro semestre de 2025. A campanha, que incluiu apenados e agentes penitenciários, utilizou a vacina trivalente disponível no SUS, produzida pelo Instituto Butantan, e alcançou cerca de 80% da população estimada em quase 35 mil pessoas no estado. 

Em Uruguaiana, a ação aconteceu no dia 9/5. A Penitenciária Modulada vacinou 720 pessoas, entre apenados e agentes penitenciários. De acordo com o diretor da unidade, Alex Sandro Gomes, os apenados da unidade já foram vacinados e agentes penitenciários também foram imunizados. Ele confirmou a aplicação da vacina trivalente disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde.  

A vacinação teve como foco pessoas privadas de liberdade dos regimes fechado e semiaberto, além dos trabalhadores da casa prisional. A inclusão dessa população busca reduzir o risco de surtos e complicações respiratórias em ambientes de confinamento, considerados de alta vulnerabilidade. 

Prevenção dentro e fora das celas 

A vacina aplicada protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde como os de maior impacto epidemiológico. Além de evitar hospitalizações, a imunização contribui para manter a rotina das unidades prisionais com menor risco sanitário. 

Os agentes penitenciários também foram incluídos na campanha. Por atuarem diretamente com os internos, em espaços fechados, eles fazem parte do grupo prioritário. Segundo o superintendente da Susepe, Sergio Dalcol, a orientação é que os servidores busquem a vacinação nas unidades ou em postos externos. 

Entregues 360 autorizações para cirurgias de catarata no mutirão Anterior

Entregues 360 autorizações para cirurgias de catarata no mutirão

Mutirão oftalmológico realizará 320 cirurgias de catarata Próximo

Mutirão oftalmológico realizará 320 cirurgias de catarata

Deixe seu comentário