Primeiro dia de provas mobiliza oito escolas e mais de 3,5 mil candidatos em Uruguaiana
fim de semana
Mobilização no bairro São João marcou o Dia D de combate à dengue
Divulgação/SMS - Secretaria de Saúde e Obras realizaram a limpeza de áreas com risco de criadouros do mosquito da dengue.
No último sábado, 8/11, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou do Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue, uma ação promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país. O objetivo da campanha é despertar a conscientização da população e intensificar as medidas de prevenção antes do verão, período em que os casos da doença tendem a aumentar.
Na cidade, o foco das ações foi o bairro São João, onde recentemente foi registrado um novo caso de dengue. Durante inspeções de rotina, equipes da Vigilância Epidemiológica identificaram criadouros do mosquito Aedes aegypti, o que motivou a realização de um grande mutirão de limpeza.
A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), que disponibilizou maquinário e caminhão para o recolhimento de entulhos e materiais acumulados. Ao todo, 12 agentes de endemias participaram da ação.
Segundo a supervisora geral da Vigilância Epidemiológica, Karen Teixeira, o trabalho educativo também foi prioridade na semana que antecedeu o Dia D. Na quinta-feira, 6/11, foram realizadas atividades em duas escolas da rede municipal, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Marília Sanchotene e a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Lília Guimarães.
As crianças participaram de dinâmicas e jogos criados pelos próprios agentes, além de conhecer uma maquete que comparava ambientes corretos e incorretos para evitar a proliferação do mosquito. “Mostramos larvas e exemplificamos como pequenos recipientes podem se tornar criadouros”, destacou Karen.
Durante as visitas, os estudantes receberam cartilhas e folders informativos para levar às famílias. Professores também receberam orientações sobre sintomas e medidas preventivas, além de materiais para trabalhar o tema em sala de aula. Outras escolas devem ser contempladas nesta semana, após o adiamento das visitas devido ao mau tempo.
Além do mutirão e das ações educativas, a Vigilância iniciou nesta segunda-feira, 10/11, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Liraa), que prevê a vistoria de mais de dois mil imóveis em apenas três dias. O levantamento servirá para medir o índice de infestação do mosquito na cidade.
O cronograma de novembro ainda inclui salas de espera informativas nas unidades de saúde na quarta-feira, 26/11 e quinta-feira, 27/11, e uma palestra seguida de blitz educativa na sexta-feira, 28/11, encerrando o mês de mobilização.
Situação epidemiológica
De acordo com o boletim atualizado pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira, 10/11, Uruguaiana contabiliza 58 casos confirmados de dengue. Desde o início do ano, foram 405 notificações de suspeitas da doença, das quais 335 foram descartadas e sete seguem em investigação. O município registra uma internação e nenhum óbito até o momento.
O alerta continua com a prevenção que dura o ano todo. A campanha nacional deste ano traz o lema “Dengue: o perigo pode estar dentro da sua casa”, reforçando a importância de eliminar recipientes com água parada. As autoridades de saúde lembram que a prevenção depende da colaboração de todos os moradores.

Deixe seu comentário