URUGUAIANA JN PREVISÃO

Medicamento em falta

Audiência Pública expõe dificuldades dos diabéticos na Farmácia Básica

Divulgação CMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Audiência pública ocorreu na noite de segunda-feira

A Câmara de Vereadores realizou nessa segunda-feira, 26/2, uma audiência pública sobre os desafios encontrados pelos portadores de Diabetes Tipo 1 – Diabetes Mellitus – para o recebimento de insulina por meio da Farmácia Básica Municipal. A audiência foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PDT). 

Compuseram a mesa, além do vereador proponente, que também presidiu os trabalhos, a representante do grupo de pais das crianças com diabetes tipo 1, Josiane Rosa; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Atanásio Araújo; seu vice-presidente, Rene Piccoli; a secretária adjunta de Saúde, Suziele Alves; a coordenadora de medicamentos da Farmácia Municipal, Raquelli Bittencourt e a farmacêutica Simone Michels.  

Durante a audiência foram relatados vários casos de dificuldades na obtenção da insulina e na excessiva burocracia exigida dos pacientes. A representante dos pacientes citou, entre outros casos, dois que chamaram à atenção: um em que um usuário não recebe a medicação desde novembro e outro em que uma moça teria vindo a óbito em virtude de ter recebido a insulina numa apresentação diferente da que costumava utilizar e não conseguiu fazer a aplicação por falta de conhecimento. A paciente de 27 anos entrou em coma e faleceu, deixando três filhos, incluindo um bebê de seis meses. A secretária adjunta, enfermeira Suziele, afirmou que os gestores são responsáveis pelo que acontece com os pacientes e “que as coisas têm que mudar”. 

Providências 

Diante das dificuldades narradas na audiência, o vereador Marcelo se comprometeu com os representantes dos pacientes a apresentar um projeto de lei que estabelece prazo indeterminado de validade para os laudos médicos que atestam o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) no âmbito do Município de Uruguaiana e uma indicação de teste de glicemia em recém-nascidos. O foco principal é desburocratizar o fornecimento do medicamento. 

A Diabetes 

A Diabetes Tipo 1 é uma doença crônica na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Isso resulta em níveis elevados de açúcar no sangue, causando sintomas como sede excessiva, micção frequente e fadiga. A diabetes tipo 1 não é necessariamente letal, mas pode levar a complicações sérias se não for tratada adequadamente. Com cuidados médicos adequados, incluindo insulina, dieta e exercício, muitas pessoas com diabetes tipo 1 podem viver vidas saudáveis. 


Comissão pró-hospital fronteiriço se reúne com Secretária Estadual de Saúde Anterior

Comissão pró-hospital fronteiriço se reúne com Secretária Estadual de Saúde

Secretário Estadual de Turismo visita Uruguaiana Próximo

Secretário Estadual de Turismo visita Uruguaiana

Deixe seu comentário