Social
Prefeitura promove ação de acolhimento para pessoas em situação de rua

Evelyn Gomes/Secom PMU - A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Nesta semana, a Prefeitura de Uruguaiana realizou uma ação especial dedicada às pessoas em situação de rua, no prédio do setor de Abordagem Social. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) em parceria com o setor de Abordagem Social, ofereceu café da manhã e cortes de cabelo gratuitos, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Mais do que serviços básicos, o encontro teve como objetivo reforçar a dignidade, o acolhimento e a atenção às pessoas que vivem essa realidade. “Essas pessoas muitas vezes são invisibilizadas pela sociedade, mas cada uma delas tem uma história e merece respeito. Nossa missão é acolher, ouvir e oferecer caminhos para que possam reconstruir suas trajetórias”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Joana Grecco.
Trabalho contínuo
O setor de Abordagem Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, com oferta diária de café da manhã. A ação é entendida como um primeiro passo para criar vínculos de confiança, permitindo que a equipe, composta por profissionais especializados, compreenda a realidade de cada indivíduo e ofereça encaminhamentos para os serviços da Sedes.
O trabalho segue uma rota previamente organizada. Conforme cada caso, as pessoas atendidas podem ser encaminhadas para a Casa de Passagem, o Restaurante Popular, unidades de saúde ou até mesmo a Santa Casa de Caridade, quando há necessidade de cuidados médicos mais urgentes. Segundo a Sedes, o objetivo central é garantir o acesso a direitos básicos e oferecer oportunidades de recomeço às pessoas em situação de rua.
Deixe seu comentário