URUGUAIANA JN PREVISÃO

Medicina Veterinária

Unipampa realiza castração de animais em aulas práticas

Divulgação - Unipampa imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As cirurgias são realizadas por alunos do sexto semestre.

O curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do Campus Uruguaiana tem duração total de cinco anos, equivalente a 10 semestres. A universidade oferta, anualmente, 80 vagas para o curso, abrindo duas turmas de 40 alunos durante o ano letivo. 

A graduação busca formar profissionais aptos a aplicar conhecimentos científicos, promover a saúde animal e pública, além de incentivar a produção de alimentos com respeito ao bem-estar animal e às normas. Os graduados podem trabalhar em diversas áreas, como saúde animal, saúde pública, gestão de recursos, produção animal e alimentícia, biotecnologia, bem-estar animal e proteção ambiental, sempre pautados em princípios éticos e culturais. 

O Hospital Universitário Veterinário (HUVet), iniciou suas atividades em 2011, com o objetivo de servir como laboratório para a execução de aulas práticas de diversas disciplinas do curso de Medicina Veterinária e, além disso, prestar atendimento clínico e cirúrgico à pequenos e grandes animais da comunidade de Uruguaiana e região.  

No 6º semestre do curso de Medicina Veterinária, são realizadas as aulas práticas da disciplina Técnica Cirúrgica, em que são feitas as castrações pelos discentes. De acordo com Inácio Brandolt, diretor do HUVet desde 2021, as cirurgias são realizadas em bloco cirúrgico, ambiente devidamente higienizado, adequadamente preparados e esterilizados, exatamente como funciona na rotina hospitalar normal.  

Nas aulas iniciais da disciplina, antes das práticas, os alunos aprendem toda a paramentação, higienização e antissepsia necessária para atuar no bloco cirúrgico. Nas primeiras aulas com os animais, são os professores da disciplina que operam. Após ter aulas demonstrativas, os alunos começam a realizar o procedimento, sempre sob orientação e supervisão do professor e com o auxílio de médicos veterinários residentes ou pós-graduados. 

O Diretor do HUVet ainda afirma que os alunos realizam cerca de quatro castrações por semana, durante quatro ou cinco semanas. Os animais são de voluntários de uma lista que não funciona em ordem cronológica, pois o professor escolhe os pacientes a partir da programação da aula, indo de acordo com características como espécie, idade, sexo, porte e peso. 

Assinada ordem de serviço para obra da escola Júlio de Castilhos Anterior

Assinada ordem de serviço para obra da escola Júlio de Castilhos

Unipampa lança novo processo seletivo para professor substituto Próximo

Unipampa lança novo processo seletivo para professor substituto

Deixe seu comentário