Missão da Opas avalia resposta local a emergências sanitárias
Inclusão
Capacitação sobre atendimento a autistas reúne 100 profissionais

Lurian de Bairros Tamara - Capacitação gratuita reuniu 100 profissionais da saúde para aprimorar o atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesta sexta-feira, 18/7, cerca de 100 profissionais da saúde participaram da capacitação “Portas Abertas ao Acolhimento: Como Manejar com Empatia o Paciente Autista”, realizada no auditório da Unopar. Voltada a recepcionistas, agentes comunitários, técnicos de laboratório e equipes de acolhimento, a iniciativa gratuita tem o objetivo de qualificar o primeiro contato entre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os serviços públicos, promovendo um atendimento mais inclusivo e empático.
A formação abordou orientações práticas para identificar sinais de estresse em pacientes autistas, técnicas de comunicação alternativa e estratégias de acolhimento. Também foram discutidas adaptações no ambiente e na rotina de atendimento para facilitar o acesso e o conforto dessas pessoas e suas famílias. A psicopedagoga Cassiana Descovi conduziu o ciclo, que é coordenado pelas secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer, com apoio da rede Mãos que incluem.
Próximos passos e expansão da iniciativa
O projeto segue com mais dois encontros agendados para os dias 25 de julho e 1º de agosto, desta vez com foco em profissionais da educação e da segurança, incluindo equipes pedagógicas. Para reforçar o impacto da capacitação, serão produzidos e distribuídos materiais impressos de apoio para as instituições participantes.
A iniciativa reforça o compromisso de ampliar a inclusão no atendimento público, garantindo que cada servidor esteja preparado para lidar com as particularidades do TEA. Para a enfermeira Lurian de Bairros Tamara, uma das organizadoras, o acolhimento humano, junto ao conhecimento técnico, é essencial para transformar a experiência das famílias. A secretária de Saúde, médica Ane Barreto, destaca que o primeiro contato empático é a base para um sistema mais inclusivo e eficiente.
Deixe seu comentário