Defesa Civil apresenta projeto do Centro Regional durante tribuna livre
Bom Cidadão
Termina nesta sexta o prazo para pagamento do IPVA
Helena Biasi/JC - Quem acumulou de 51 a 99 notas recebe 1% de redução, 100 a 149 notas garantem 3% e acima de 150 notas atingem o máximo de 5%. O desconto é aplicado automaticamente e incentiva a cidadania fiscal, beneficiando mais de 1,5 milhão de proprietários em 2025.
Os motoristas gaúchos têm até esta sexta-feira,31/10, para garantir um abatimento de até 5% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026. O benefício é concedido pelo programa Bom Cidadão, uma modalidade do Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que premia quem solicita a inclusão do CPF nas notas fiscais ao realizar compras no estado.
O desconto é calculado conforme o número de notas fiscais emitidas com CPF entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025. Quem acumular de 51 a 99 notas terá redução de 1% no imposto. Já quem registrar de 100 a 149 notas ganha 3% de desconto, e os que ultrapassarem 150 notas garantem o máximo, de 5%.
Para aproveitar o benefício, é necessário estar inscrito no programa Nota Fiscal Gaúcha, ser dono de um veículo registrado no Rio Grande do Sul e efetuar o pagamento do imposto dentro do prazo, seja à vista ou parcelado. O desconto obtido será aplicado automaticamente no momento da cobrança do IPVA.
A adesão é simples, basta acessar o site ou aplicativo do programa, cadastrar-se e, a cada compra feita no estado, pedir que o CPF seja incluído na nota fiscal. Além de assegurar uma economia no imposto, a iniciativa incentiva o exercício da cidadania fiscal e contribui para o fortalecimento da arrecadação estadual.
No IPVA de 2025, mais de 1,5 milhão de proprietários foram beneficiados com o programa, o que resultou em cerca de R$82 milhões em descontos. Quem ainda não atingiu o número mínimo de notas tem até o fim desta sexta-feira para garantir a participação e tentar o abatimento no IPVA do próximo ano.
 
                     17.40.26_b48cad27.jpg?1748983308) 
                                             
                                         
                                         
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                          
                                                                           
                                                                           
                                                                           
                                                                           
                                  
                                  
                                  
                    
Deixe seu comentário