URUGUAIANA JN PREVISÃO

Covid-19

Boletim aponta queda de casos no município

Ilustração/Pexels. - Mesmo com a queda, a imunização contra a covid-19 é fundamental

Até quarta-feira, 9/7, foram confirmados até agora 61 casos de covid-19 em Uruguaiana, com dois óbitos registrados ainda em fevereiro. Nas semanas epidemiológicas mais recentes, os números continuam baixos: nenhum caso na semana 26 e apenas um caso confirmado na semana 27, conforme o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na segunda-feira, 7/7. 

Desde o início da pandemia, o município soma 34 165 casos confirmados e 507 mortes provocadas pela doença. O ano de 2023 registrou 1 003 casos, enquanto 738 foram contabilizados em 2024, demonstrando uma redução gradativa no número de infecções. 

Apesar do cenário mais controlado em relação à covid-19, o aumento de casos de gripe e outras síndromes respiratórias levou o Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) a adotar medidas de restrição de visitas. O objetivo é proteger os pacientes internados, especialmente os que já estão mais fragilizados e suscetíveis a infecções virais. 

A nova regra suspende as visitas para pacientes que contam com acompanhantes, permitindo apenas a troca de acompanhante nos seguintes horários: das 7h às 9h e das 18h às 20h. Já os internados sem acompanhante podem receber um visitante por horário de visita, nos seguintes períodos: Pacientes do SUS, maternidade e internação pediátrica das 12h às 14h e pacientes particulares, com convênio e maternidade particular (posto zero) das 12h às 15h e das 17h às 19h. 

No Pronto Socorro as visitas ocorrem às 11h e às 21h; na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, das 11h e às 19h30min; UTI Neonatal e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) têm acesso livre para os pais; e a Unidade de Saúde Mental as visitações estão liberadas nas terças-feiras, às 14h para mulheres e às 15h para homens e sextas, das 19h30min às 20h, para todos os pacientes, conforme orientação médica. 

Lembre-se dos sintomas e cuidados 

Mesmo com a queda no número de casos de Covid-19 em Uruguaiana, é essencial que a população mantenha a atenção aos sintomas da doença, que podem variar conforme a variante do vírus e o estado vacinal de cada pessoa. Entre os sinais mais comuns estão: febre, calafrios, tosse, falta de ar, dor de garganta, congestão nasal, perda recente de paladar ou olfato, fadiga, dores musculares, dor de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia. Diante de qualquer sintoma, a recomendação é buscar atendimento médico e evitar o contato com outras pessoas para prevenir a transmissão. 

A prevenção continua sendo o melhor caminho. Além das medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel e cobrir a boca ao tossir ou espirrar, a vacinação é uma das formas mais eficazes de evitar casos graves da doença.  

Na cidade, as doses da vacina estão disponíveis em sete Estratégias Saúde da Família: ESF 04 (Alexandre Zachia), ESF 05 (Tarragó), ESF 07 (União das Vilas), ESF 15 (Hípica), ESF 16 (Cidade Alegria), ESF 21 (Centro) e ESF 22 (Cabo Luiz Quevedo). 


Prefeito visita obra da megaloja Havan em Uruguaiana Anterior

Prefeito visita obra da megaloja Havan em Uruguaiana

Rio Uruguai recua 66 cm e número de famílias fora de casa também cai Próximo

Rio Uruguai recua 66 cm e número de famílias fora de casa também cai

Deixe seu comentário