URUGUAIANA JN PREVISÃO

Simples Nacional

Mais de cinco mil empresas poderão ser excluídas caso não regularizem débitos

Neste mês, os contribuintes nessa situação receberam o Termo de Exclusão do Simples Nacional no portal do Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte (e-CAC) e têm 30 dias, a partir da ciência, para regularizarem os débitos ou apresentarem defesa administrativa, se for o caso, para evitar a exclusão do regime tributário diferenciado. Os valores devidos ao Estado superam R$ 110 milhões.

Caso não ocorra o pagamento ou o parcelamento dos débitos até 5 de dezembro, a exclusão se tornará definitiva, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024, e será encaminhada para registro no Portal do Simples Nacional. A medida está fundamentada no art. 29, inciso I, da Lei Complementar 123/2006, combinado com os artigos 83, II, parágrafos 8º e 84, VI da Resolução CGSN 140/2018, que dispõe sobre o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. No ano passado, a operação resultou na exclusão de 3,3 mil empresas que não regularizaram seus débitos em tempo hábil, a contar de janeiro de 2023.

Para verificar a permanência ou exclusão do regime, o contribuinte deverá consultar o Portal do Simples Nacional no início de janeiro. Em caso de definitividade da exclusão, poderá retornar ao regime efetuando nova opção até o último dia útil do mesmo mês.

Ação anual

A medida de fiscalização com o Simples Nacional é realizada pela Receita Estadual desde 2011 e busca alertar os contribuintes para se manterem em conformidade, evitando a exclusão do regime. O procedimento está alinhado ao novo modelo de fiscalização do fisco gaúcho, que visa incentivar o cumprimento voluntário das obrigações e ampliar as possibilidades de autorregularização por parte das empresas.

As etapas deste ano começaram em agosto, com o envio de cerca de 9,8 mil alertas de divergência para contribuintes com débitos sem exigibilidade suspensa. O Termos de Exclusão foi enviado àqueles que não regularizaram a situação.

O Alerta de Divergência é o comunicado da identificação de divergências ou inconsistências detectadas pela Receita Estadual, provenientes de cruzamento eletrônico de dados automático e permanente ou detectadas em ações de controle e monitoramento do cumprimento de obrigações, visando a autorregularização.

App simula casos e planeja atuação para controle de focos de aftosa Anterior

App simula casos e planeja atuação para controle de focos de aftosa

Premiação do Ranking Nacional de Criadores destaca os melhores do ciclo Próximo

Premiação do Ranking Nacional de Criadores destaca os melhores do ciclo

Deixe seu comentário