URUGUAIANA JN PREVISÃO

micro e pequenas empresas

Sicredi projeta crescimento de 17% em número de associados PJ

O Sicredi tem atualmente mais de um milhão de empresas associadas. O número é significativo, mas deve crescer ainda mais. A instituição financeira cooperativa prevê aumentar sua base de associados pessoas jurídicas (PJ) em 17% no ano de 2023.

Dos mais um milhão associados PJ, 74% são micro e pequenas empresas; 22% microempreendedores individuais (MEI) e 4% médias e grandes. A representatividade entre os menores é tão expressiva que, das mais de 1,1 milhão de pequenas empresas no Brasil, 25% são associadas atualmente à instituição.

O aumento segue a tendência apontada pelo Banco Central (BC), indicando que os associados (pessoas físicas e jurídicas) às cooperativas de crédito já somavam 15,6 milhões em dezembro de 2022, e que o ritmo de crescimento de associados Pessoas Jurídicas é superior ao aumento de Pessoas Físicas. Ainda conforme o BC, as empresas já correspondem a aproximadamente 15% do total da base de associados às cooperativas de crédito no Brasil. No Sicredi, atualmente os associados PJ representam 14,4% da base.

Um levantamento realizado junto às empresas buscou levantar as razões dessa escolha e apontou alguns diferenciais da instituição financeira cooperativa destacados pelas PJs, como acesso a linhas de crédito para manutenção e expansão dos negócios com taxas mais atrativas e adequadas à realidade, consultoria financeira e isenções. No entanto, o relacionamento com o gerente, bem como a relação de confiança, são os pontos mais valorizados. “O Sicredi é visto como uma instituição financeira confiável, que se preocupa em oferecer soluções voltadas às necessidades de seus associados, mantendo um relacionamento próximo e sem deixar de ofertar a comodidade do digital. Nosso alcance em cidades menores, combinado com um atendimento personalizado e taxas competitivas, demonstra nossa dedicação em impulsionar o crescimento econômico local", afirma Felipe Sessin, superintendente de Pessoa Jurídica do Sicredi.

Para dar suporte às empresas, são mais de 300 soluções financeiras e não financeiras, entre elas soluções de Fluxo de Caixa (aceitação, cobrança, folha de pagamento, gestão de pagamentos e gestão financeira), crédito, investimentos, cartão empresarial, câmbio, consórcios, seguros, entre outros. Além disso, recentemente o Sicredi lançou o Organizador PJ, uma solução inovadora que possibilita, com o uso da inteligência artificial, a conciliação, organização e categorização de informações multi bancos, através do consentimento do Open Finance. 

Já no que diz respeito a carteira de crédito, no mês de julho, o saldo para PJ superou a marca R$ 62 bilhões, sendo que 38% deste montante está concentrado em empresas de micro e pequeno portes. A carteira de crédito PJ representa 35% da carteira de crédito total da instituição financeira cooperativa.

Negócios do RS devem se adequar a novo sistema de nota fiscal Anterior

Negócios do RS devem se adequar a novo sistema de nota fiscal

Caixa reabre linha de microcrédito para empresas Próximo

Caixa reabre linha de microcrédito para empresas

Deixe seu comentário