URUGUAIANA JN PREVISÃO

Siac

AL aprova projeto que regulamenta caixa único do Estado

Raul Pereira/ALRS - Em 2024, o governo estadual zerou a dívida do Tesouro com o Siac, que já chegou a quase R$ 10 bilhões em anos anteriores.

Com 34 votos favoráveis e 15 contrários, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 279/2025, de autoria do governo do Estado, que estabelece um marco regulatório para o funcionamento do Sistema Integrado de Administração de Caixa (Siac). 

Conhecido como caixa único do Estado, o Siac é o instrumento que reúne mais de 400 contas bancárias e funciona como uma espécie de “poupança coletiva” do Rio Grande do Sul. 

Com a aprovação, as novas regras passam a integrar a Lei Complementar 14.836/2016, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado (LRFE). Entre os dispositivos, a legislação define parâmetros para transferências de recursos, remuneração das subcontas e aplicação mínima dos valores depositados no Siac. Recursos vinculados a áreas específicas, como saúde e educação, ou pertencentes a estatais, poderes e órgãos autônomos, permanecem protegidos de movimentações para outras finalidades. 

Consolidação do equilíbrio fiscal 

Segundo o governador Eduardo Leite, a medida reforça a trajetória de ajuste fiscal iniciada em 2019. “Depois de zerarmos a dívida do caixa único, avançamos com a criação de um marco regulatório que impede práticas equivocadas na utilização do Siac e garante sustentabilidade às contas públicas”, destacou. 

Os deputados também aprovaram a Emenda 1, apresentada pelo líder do governo, Frederico Antunes. O texto acrescenta o parágrafo 6º ao Art. 7º-M, permitindo que Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública possam aplicar seus próprios recursos dentro do Siac. A gestão do sistema continuará sob responsabilidade do Tesouro do Estado, com orientação da Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

Dívida quitada 

Em 2024, o governo estadual zerou a dívida do Tesouro com o Siac, que já chegou a quase R$ 10 bilhões em anos anteriores. O passivo foi formado por saques utilizados para custear despesas como a folha do funcionalismo. A quitação só foi possível graças às reformas estruturais, privatizações e melhorias na gestão de passivos implementadas desde 2019. 

O que é o Siac 

Criado em 1991, o Sistema Integrado de Administração de Caixa centraliza os saldos de contas correntes pertencentes a órgãos do Executivo, outros poderes e entidades vinculadas ao Estado. Os valores são aplicados pelo Banrisul, o que garante melhor remuneração e otimização da gestão dos recursos públicos. 


Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade Anterior

Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade

Audiência pública abordará metas fiscais do 2º quadrimestre Próximo

Audiência pública abordará metas fiscais do 2º quadrimestre

Deixe seu comentário