URUGUAIANA JN PREVISÃO

Itaqui/Alvear

RS assina contrato para anteprojeto de ponte internacional

Divulgação/Fernando Clark. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Investimento de R$553 mil marca início da nova fase.

Na última segunda-feira, 28/4, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal para elaboração dos termos de referência que permitirão a contratação dos anteprojetos de três novas pontes internacionais entre o RS e a Argentina. Uma delas é a ponte que irá ligar o município de Itaqui a Alvear, na província de Corrientes, Argentina. O vice-prefeito de Itaqui, Clóvis Ravarotto Corrêa (MDB), participou da cerimônia de assinatura, que ocorreu no Palácio Piratini, e reforçou a importância da obra para a integração e o desenvolvimento regional.  

O contrato, no valor de R$553 mil, marca o início efetivo da fase técnica para viabilizar a construção da ponte. A iniciativa, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, representa a resposta a uma demanda histórica da região e simboliza o avanço de um projeto muito aguardado. 

Agora, a Caixa deverá prestar assessoria técnica ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) na elaboração dos termos de referência que permitirão a contratação dos anteprojetos de engenharia.  

Além desta, o contrato prevê os anteprojetos de outras duas pontes: entre Porto Mauá e Alba Posse e entre Tiradentes do Sul e El Soberbio. Em todos os casos, as conexões são feitas hoje por balsas, que frequentemente são interrompidas por questões climáticas, como as cheias do Rio Uruguai.  

No caso concreto de Itaqui, em 2024 a balsa ficou fora de operação por oito meses, provocando prejuízos econômicos à região. A construção da ponte é considerada estratégica para destravar o desenvolvimento regional, facilitar o escoamento da produção local e impulsionar o turismo e o comércio binacional. 

Próximos passos 

Com a assinatura do contrato, o Daer, iniciará a elaboração dos termos de referência técnicos, etapa que inclui levantamentos como topografia e batimetria do Rio Uruguai. A colaboração do governo argentino será fundamental para os trabalhos em território binacional. 

A expectativa é que, nos próximos dois anos, os anteprojetos sejam finalizados e entregues ao governo federal, possibilitando a captação de recursos via orçamento da União ou por financiamentos internacionais.  

Atualmente, o Estado possui apenas duas pontes internacionais em operação: a Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana e Paso de los Libres; e a Ponte Internacional da Integração, que liga São Borja a Santo Tomé. Com os novos projetos, o governo estadual busca ampliar essa infraestrutura e inserir o Estado nas chamadas rotas bioceânicas, corredores logísticos que ligam o Atlântico ao Pacífico via Argentina, Paraguai e Chile. 

Senado aprova novo Símbolo Internacional de Acessibilidade Anterior

Senado aprova novo Símbolo Internacional de Acessibilidade

Índice de Desenvolvimento Sustentável de Uruguaiana é baixo Próximo

Índice de Desenvolvimento Sustentável de Uruguaiana é baixo

Deixe seu comentário