URUGUAIANA JN PREVISÃO

Codepampa

Câmara aprovou PL sobre o Codepampa

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O município de Uruguaiana está autorizado a participar do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho com a nova redação do Projeto de Lei nº 42/2025.

A Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que altera os artigos 1º e 2º da Lei nº 4.525/2015, que autoriza o município de Uruguaiana a participar do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa).

Na prática, o projeto modifica a redação devido a mudanças na composição do consórcio, incluindo a exclusão do município de Vila Nova do Sul e a transferência da sede para Alegrete.

O projeto, que tramita em regime de urgência urgentíssima, foi motivado por uma manifestação do Codepampa e por solicitação da Receita Federal, que orientaram a atualização da legislação municipal de cada município membro até o final de março de 2025. A proposta também inclui a participação de municípios como Bagé e Alegrete, entre outros.

Com essa alteração, o Codepampa busca melhorar a logística e a comunicação entre os municípios, impactando a gestão de projetos e a alocação de recursos. O projeto foi votado em 20/03 e tem como objetivo garantir a continuidade da colaboração entre os municípios e a efetividade das iniciativas do consórcio.

A atualização na legislação de Uruguaiana faz parte do processo de adaptação do município às mudanças no consórcio, assegurando a continuidade da colaboração e o sucesso das iniciativas do Codepampa.

O que é o Codepampa?

Fundado em 2015, o Codepampa promove a cooperação técnica e financeira entre os municípios da região do Pampa Gaúcho. O consórcio abrange a Fronteira Oeste, Centro e Campanha do Rio Grande do Sul, com o objetivo de implementar obras, adquirir maquinários e desenvolver políticas públicas conjuntas.

Uruguaiana

Uruguaiana tem desempenhado um papel central nas decisões do Codepampa. Em 12/01/2024, o ex-prefeito da cidade, Ronnie Mello, foi eleito presidente do consórcio, reforçando o compromisso da cidade com o desenvolvimento regional. Em seguida, Jeferson Pires, prefeito de Quaraí, foi eleito presidente para os anos de 2025 e 2026, e Lucas Menezes, prefeito de São Gabriel, assumiu a vice-presidência.


Saúde pública será debatida em audiência pública Anterior

Saúde pública será debatida em audiência pública

Câmara vota projeto que permite descentralização de sessões Próximo

Câmara vota projeto que permite descentralização de sessões

Deixe seu comentário