URUGUAIANA JN PREVISÃO

Aborto

Começa amanhã o julgamento da ação que descriminaliza o aborto

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou a data do julgamento da ação que pretende descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gravidez. O caso será analisado pelo plenário virtual da Corte entre os dias 22 e 29 de setembro.

A liberação do caso para julgamento ocorre uma semana antes de Rosa Weber se aposentar compulsoriamente aos 75 anos e deixar o tribunal. Na próxima semana, o ministro Luís Roberto Barroso assumirá a presidência do STF. É pouco provável que o julgamento seja concluído neste período, porém, dessa forma Rosa poderá votar. Como relatora da ação, ela é a primeira a depositar seu voto no sistema de urna virtual – o que deve ocorrer na noite desta sexta-feira, 22/9.

Plenário virtual

Pela modalidade virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento é aberto com o voto do relator – neste caso, da própria Rosa. Em seguida, os demais ministros passam a votar até o horário limite estabelecido pelo sistema – no caso concreto até às 23h59 do dia 29. Antes do julgamento, os advogados incluem vídeos com a gravação da sustentação oral. Um pedido de vista para suspender o julgamento também pode ser feito.

O julgamento

A ação, que é de autoria do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tramita no STF deste 2017. Nela, o partido defende que a interrupção da gravidez até a 12ª semana deixe de ser crime. Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto em casos de estupro, risco à vida da gestante ou fetos anencéfalos.

A ação que tramita na Corte questiona os artigos 124 e 126 do Código Penal. Os dispositivos determinam pena de 1 a 4 anos de prisão para médicos que realizem o procedimento e de 1 a 3 anos para a mulher que fez o aborto ilegal.

Justiça marca novo júri para fevereiro Anterior

Justiça marca novo júri para fevereiro

Justiça marca novo júri para fevereiro Próximo

Justiça marca novo júri para fevereiro

Deixe seu comentário