Desenvolvimento
Uruguaiana sediou 1º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico

Divulgação/CDL Uruguaiana - Especialistas, autoridades e representantes da Prefeitura discutem crescimento econômico, inovação e oportunidades para fortalecer a Fronteira Oeste.
Uruguaiana recebeu, na quinta-feira e sexta-feira, 16 e 17/10, o 1º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico (CIDE), realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro, promovido em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana (PMU) e entidades apoiadoras, reuniu especialistas, empresários, autoridades e lideranças públicas e privadas para debater estratégias de crescimento, inovação e integração econômica na região da Fronteira Oeste.
A solenidade de abertura, realizada na manhã de quinta-feira, contou com a participação do prefeito Carlos Delgado e marcou oficialmente o início do congresso. Um dos primeiros temas apresentados foi “A importância do agronegócio para a economia gaúcha”, conduzido pela economista sênior Danielle Guimarães, da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
Em seguida, o talk show “Como Montar seu Free Shop” reuniu Giovane Lindemayer de Oliveira (PM Logística), José Nilton da Silva (JN Contabilidade) e Wilsimar Garcia Junior, delegado da Receita Federal do Brasil. Os especialistas discutiram oportunidades e desafios do comércio de fronteira, estratégias para geração de empregos, atração de investimentos e fortalecimento da economia regional, destacando a integração entre segurança, logística e inovação.
Durante a tarde, palestras abordaram cenários econômicos e oportunidades da economia brasileira, com Anderson Hilário (Associação Brasileira de Transportadores Internacionais), e rotas interoceânicas e desenvolvimento regional, com Fábio Ciocca, vice-presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado. Outros destaques incluíram as apresentações “Cidade Segura – Investimento e Monitoramento na Fronteira”, com Matheus Falcon (AEON Security), e “Mirante da Inovação e do Desenvolvimento Regional”, com Alexandre Giorgi (ACIU/Feevale Techpark).
O painel “Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico” contou com a participação do deputado federal Covatti Filho, do deputado estadual Frederico Antunes, do presidente da FCDL-RS, Ivonei Pioner, e do prefeito Carlos Delgado, além de representantes da PMU e do setor privado. As discussões abordaram formas de articular ações governamentais e iniciativas empresariais, com projetos voltados à expansão econômica sustentável, criação de empregos e atração de investimentos para a região.
Na sexta-feira, a programação começou com o painel “Implantação de Parque Termal em Uruguaiana”, apresentado por Jackson Felber, diretor do Grupo Cheetah, e pelo arquiteto Luiz Carlos Zubaran. Em seguida, Pedro Mello, CEO da Nordwin Energias Renováveis, abordou o tema “Investimento em energia eólica na região”.
A manhã seguiu com o debate “Influência dos Free Shops no Desenvolvimento Regional”, com Ismael Baklizi, Altemir de Melo e Tomás Fiori, e a palestra “Reflexos do Desenvolvimento Turístico para a Gestão Pública”, com Rodrigo Schnitzer, secretário adjunto de Turismo do Rio Grande do Sul, reforçando a visão da Prefeitura sobre o potencial turístico da cidade e da região.
Durante a tarde, painéis trataram de energia solar, infraestrutura, sustentabilidade e futuro da fronteira. Participaram Raul Ledur Kuhn (Grupo EGD), com “Investimento em Energia Solar na Fronteira”, Hiratan Pinheiro (DNIT), com “Investimentos e Projetos para Melhorar o Transporte na Região”, Luiz Antonio Leão (Enerbio Energia), com “Isso Não é Apenas Uma Mudança de Fonte de Energia”, e Homero Dornelles (Renobrax), com o “Projeto 3 Divisas”.
O encerramento ficou por conta do ex-prefeito Ronnie Mello, com a palestra “Perspectivas para a Fronteira Oeste 2030”. Durante o evento, o presidente da FCDL-RS, Ivonei Pioner, anunciou que Uruguaiana sediará, em 2026, a Convenção Estadual Lojista.
Deixe seu comentário