Imunização
Campanha leva vacina contra o sarampo a trabalhadores do comércio

Fellipe Medeiros/JC - Unidade móvel atende até 18/7 na Duque de Caxias, vacinando trabalhadores de 16 a 59 anos contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Começou nesta segunda-feira, 14/7 uma nova ação especial de vacinação contra o sarampo voltada a trabalhadores do comércio, com idades entre 16 e 59 anos. A campanha segue até 18/7, das 9h às 17h, com atendimento em uma unidade móvel instalada na rua Duque de Caxias, entre as ruas Santana e Bento Martins. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.
O esquema vacinal segue orientação por faixa etária: pessoas de 16 a 29 anos precisam ter duas doses da tríplice viral; entre 30 e 59 anos, apenas uma dose é exigida. A vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Quem não puder comparecer à unidade móvel pode procurar as salas de vacina das Estratégias de Saúde da Família ou o Posto Central.
A medida integra a estratégia estadual de enfrentamento da doença em 35 municípios considerados de risco. A inclusão da cidade na lista ocorre devido à proximidade com a Argentina, onde já foram confirmados 32 casos em 2025, e ainda o baixo índice de cobertura vacinal. No Brasil, cinco casos foram registrados neste ano, um deles no Rio Grande do Sul, com origem nos Estados Unidos.
A ação busca evitar a reintrodução da doença, ampliar a cobertura vacinal e evitar surtos. O sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, como pneumonia e encefalite. A meta é atingir 95% de cobertura para garantir a proteção coletiva e manter o status de eliminação do vírus no país.
Deixe seu comentário