URUGUAIANA JN PREVISÃO

Expointer

Seminário da Câmara debate impactos das enchentes de 2024

Gustavo Mansur/Secom - O encontro terá como tema “Unidos pela reconstrução do Rio Grande do Sul: impactos e respostas”.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre os Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul promoverá o Seminário “Unidos pela Reconstrução do Rio Grande do Sul”, no dia 1º de setembro, às 10h, na Casa da Assembleia Legislativa do Estado na Expointer, em Esteio. 

O encontro terá como tema “Unidos pela reconstrução do Rio Grande do Sul: impactos e respostas” e reunirá representantes de entidades privadas e organizações da sociedade civil que desempenharam papel fundamental no enfrentamento da crise humanitária provocada pelas enchentes de 2024. 

Segundo o coordenador da Comissão, deputado Marcel van Hattem (Novo), o objetivo do seminário é dar voz a quem esteve na linha de frente da tragédia. “Durante os períodos mais graves da emergência climática, empresas, associações, coletivos e voluntários agiram com rapidez e eficiência, salvando vidas e prestando socorro. Esses relatos precisam ser ouvidos para que possamos aprender com essas experiências práticas e aprimorar a articulação entre sociedade e poder público”, destacou. 

Para o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), que preside a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, levar o debate para o Parque de Exposições Assis Brasil, local que ficou mais de 20 dias debaixo d'água, é uma forma de valorizar e referenciar a dedicação dos voluntários. "O resultado da tragédia climática no Rio Grande do Sul poderia ter sido ainda mais grave se a sociedade civil não tivesse se unido e feito o que o poder público não teve condições de fazer. Na linha de frente, acompanhei centenas de pessoas que doaram o que podiam, fossem recursos financeiros ou o próprio tempo para salvar outros gaúchos. Agora a gestão pública precisa aprender com os depoimentos e garantir que estará preparada caso um cenário similar se repita", ressaltou Camozzato. 

Entre as entidades convidadas estão o Instituto Floresta, RegeneraRS, Movimento União BR, Instituto Ling, Instituto Caldeira, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federasul, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Fecomércio, governo federal, do Estado e prefeitura de Porto Alegre. 

 O seminário é aberto ao público e integra a agenda oficial da Comissão Externa na Expointer, reforçando o compromisso de buscar caminhos concretos para a reconstrução econômica e social do Rio Grande do Sul e conta com apoio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Felipe Camozzato (Novo). 


Seminário da Câmara debate impactos das enchentes de 2024 Anterior

Seminário da Câmara debate impactos das enchentes de 2024

Fórum da Tríplice Fronteira reuniu autoridades e lideranças em Uruguaiana Próximo

Fórum da Tríplice Fronteira reuniu autoridades e lideranças em Uruguaiana

Deixe seu comentário