PL 101/2025
Após meses parado, PL que cria cargos é aprovado

Reprodução/Ascom-CMU - Projeto que trancava a pauta de votações a partir desta terça-feira, foi incluído na sessão e aprovado
O Projeto de Lei nº 101/2025, que amplia de nove para onze o número de cargos efetivos de médicos veterinários na Prefeitura de Uruguaiana, foi finalmente aprovado pela Câmara de Vereadores. A proposta, de autoria do Executivo Municipal, estava protocolada desde o início de julho, mas seguia parada na Comissão de Finanças e Orçamento, aguardando parecer da relatora, vereadora Stella Luzardo (União Brasil).
Ontem, 9/9, após o término do prazo para tramitação, o projeto passou a trancar a pauta de votação do Legislativo. Pela regra, nenhum outro projeto poderia ser votado enquanto o texto não fosse apreciado. Durante a sessão, o vereador Celso Duarte (PP) solicitou a inclusão do PL na pauta. A sessão então foi interrompida, para que Stella pudesse analisar e exarar seu parecer. Após a manifestação da comissão, o projeto foi colocado em votação e aprovado em plenário.
Reforço no atendimento veterinário
Com a aprovação, o quadro de médicos veterinários do município passa de nove para onze profissionais, todos com carga horária de 40 horas semanais. Segundo a Prefeitura, os novos cargos serão ocupados por concursados já aprovados no Concurso Público nº 01/2023.
A medida busca atender à demanda crescente de serviços na área de saúde pública, fiscalização de produtos de origem animal e, em especial, no funcionamento da Clínica Veterinária Municipal, onde há necessidade de reforço imediato.
Na justificativa apresentada pelo prefeito Carlos Delgado (PP), os atuais nove cargos estão ocupados, mas o volume de trabalho exige mais profissionais para atuar em áreas estratégicas, como prevenção e controle de zoonoses, inspeção sanitária e atendimento de saúde animal. Após a aprovação, a Prefeitura poderá convocar os novos profissionais e ampliar os serviços oferecidos à população.
Deixe seu comentário