URUGUAIANA JN PREVISÃO

Executivo

PLs atualizam condições para concessão e exploração de estruturas públicas

Clarisse Amaral/JC - As concessões em andamento continuam normatizadas pela Lei nº 8 666/1993

O Poder Executivo encaminhou à Câmara Municipal quatro Projetos de Lei (PLs)que alteram a redação de dispositivos de legislações já existentes sobre a concessão de uso de bens públicos. As propostas têm a mesma finalidade: adequar as normas municipais à Lei Federal nº 14 133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Atualmente, as concessões são regulamentadas pela Lei 8 666/1993, a antiga Lei das Licitações, que foi automaticamente revogada. 

Os projetos tratam da concessão do Café Temático (PL nº 139/2025), do Quiosque do Calçadão (PL nº 141/2025), da Estação Rodoviária de Uruguaiana (PL nº 142/2025) e do Quiosque 2 do Calçadão (PL nº 143/2025) 

Apesar das mudanças, é preciso esclarecer que não existe previsão de abertura de novos processos licitatórios neste momento. A atualização atinge apenas a legislação vigente, para que ela esteja em conformidade com a nova lei federal. Assim, os contratos em andamento seguem valendo até o fim de sua vigência, regidos pela antiga Lei 8 666/1993, conforme prevê o artigo 190 da Lei nº 14 133/2021. As concessões em vigência também não sofrerão alterações. 

Na prática, as alterações padronizam os dispositivos legais, estabelecendo que, em futuros certames, a concessão será concedida à proposta que apresentar o maior valor de oferta mensal, tomando como referência um laudo de avaliação elaborado pela Comissão Municipal de Avaliação de Bens Imóveis (Comabi). 

Segundo o vice-prefeito Telson Morsch dos Reis (Republicanos), que assina os projetos no exercício do cargo de prefeito, a medida garante segurança jurídica e modernização sem impactar os contratos já em execução. “A Nova Lei de Licitações trouxe avanços como maior transparência, eficiência e sustentabilidade. É necessário que as normas municipais estejam alinhadas a ela”, destacou. 

Agora, os projetos seguem para análise das comissões da Câmara e posterior votação em plenário. Se aprovados, entram em vigor na data de sua publicação. 


Bairro Alexandre Zachia terá eleição para associação de moradores Anterior

Bairro Alexandre Zachia terá eleição para associação de moradores

Após meses parado, PL que cria cargos é aprovado Próximo

Após meses parado, PL que cria cargos é aprovado

Deixe seu comentário