URUGUAIANA JN PREVISÃO

Proteção Animal

PL proíbe contratação de acusados de maus-tratos aos animais

Divulgação/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A proposta foi encaminhada para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 13/3, foi apresentado Projeto de Lei que proíbe o exercício de cargo, emprego ou função na Administração Pública de Uruguaiana, bem como a prestação de serviços ou participação em licitação, de pessoa condenada pela prática de crime de maus-tratos contra animais.  

A proposição do vereador Paulo Kleinubing (Podemos) prevê que a restrição se estenda a todos os órgãos de Administração Pública direta e indireta, incluindo o Poder Executivo e Legislativo, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mistas com participação do município.  

A justificativa do projeto baseia-se, sobretudo, que para se exercer um cargo público é prestar um serviço a comunidade, logo, pessoas com históricos de violência podem não contribuir de forma construtiva para a sociedade. De acordo com o parlamentar, com o exercício dessas funções impacta diretamente o aspecto social, é essencial estabelecer critérios éticos que impeçam o acesso de pessoas com histórico de maus-tratos a animais. 

O objetivo é reforçar a proteção animal, assim como garantir que os agentes públicos e as questões de serviço tenham conformidade com os valores da administração pública. É crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, de acordo com a Lei 9 605/98.  

Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros. 

Confira quais são as novas regras para emendas parlamentares Anterior

Confira quais são as novas regras para emendas parlamentares

Bolsa Família perde R$ 7,6 bilhões para ampliar vale gás. Próximo

Bolsa Família perde R$ 7,6 bilhões para ampliar vale gás.

Deixe seu comentário