Reforma
DNIT abre licitação para revitalização da Ponte Internacional

Gabriela Barcellos/JC - Ponte que liga Uruguaiana a Paso de los Libres será uma das quatro estruturas a receber investimento
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou nesta sexta-feira, 12//9, processo de licitação para contratar empresa responsável pela conservação, manutenção e restauração de quatro pontes no Rio Grande do Sul, sob a supervisão da unidade de Uruguaiana. Entre elas está a Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agustín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres, na Argentina.
Além da Ponte Internacional, a concorrência também contempla a Ponte sobre a Sanga Sinassina (BR-290), no município de Alegrete; a Ponte sobre o Rio Butuí e a Ponte sobre o Arroio do Salso II (ambas na BR-472), entre Uruguaiana e Itaqui.
O investimento previsto para as intervenções nas quatro estruturas é de R$125,5 milhões. Vencerá o certame a empresa que apresentar a proposta de menor valor. O prazo para envio das propostas começou na terça-feira, 9/9, e a abertura está marcada para 4 de dezembro.
De acordo com o edital, o período para execução das obras será de 60 meses. As pontes, classificadas como Obras de Arte Especiais (OAE), são consideradas pontos estratégicos da malha rodoviária do estado, servindo como corredores essenciais para o transporte de cargas e pessoas, especialmente ligando a Região Centro-Sul do país. O objetivo das obras é reduzir custos logísticos e melhorar a mobilidade na região.
A empresa vencedora será responsável por desenvolver os estudos preliminares, elaborar os projetos básicos e executivos de engenharia, além de realizar efetivamente as obras de reabilitação.
A Associação Brasileira de Transportes e Infraestrutura (ABTI) considera positiva a abertura da licitação, destacando a importância de manter a Ponte Internacional em condições adequadas para suportar o intenso fluxo de veículos e cargas que recebe diariamente.
O edital completo está disponível no Diário Oficial da União, edição 171, de 9 de setembro de 2025, e pode ser acessado online no portal de compras do Governo Federal, em www.gov.br/compras.
Deixe seu comentário