Ranking Nacional
Pelo segundo ano, Estado é destaque em inovação no país

Divulgação - Investimentos em ciência e tecnologia garantem protagonismo do Rio Grande do Sul no cenário nacional
O Rio Grande do Sul consolidou, pelo segundo ano consecutivo, sua posição de destaque no cenário nacional ao ocupar o primeiro lugar no pilar Inovação do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
A classificação, divulgada na quarta-feira, 9/9, analisa anualmente o desempenho das 27 unidades da federação em diferentes áreas, levando em conta a capacidade de gerar qualidade de vida à população e atrair investimentos.
A inovação é considerada um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e, no índice do CLP, corresponde a 6,9% do peso total da avaliação. Para medir o desempenho, são examinados sete indicadores: produção científica, investimentos governamentais em pesquisa e desenvolvimento (P&D), número de patentes registradas, concessão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado), existência de estruturas de apoio ao setor, surgimento de empresas de alto crescimento e qualidade dos serviços de informação e comunicação.
Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul tem apostado em iniciativas voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação. Desde 2022, o Estado sedia o South Summit Brazil, considerado o maior evento de inovação da América Latina, que conecta startups, investidores e empresas globais.
Além disso, o governo estadual destaca os maiores aportes da história em ciência, tecnologia e inovação, com programas de capacitação de profissionais como o Professor do Amanhã, o RS Talentos e o Semicondutores RS. Também estão em andamento iniciativas que aproximam universidades, empresas e startups, como o Startup Lab e a Rede RS Startup, ampliando a rede de conexões estratégicas.
Deixe seu comentário