URUGUAIANA JN PREVISÃO

Educação

Professoras da Unipampa realizam missão de pesquisa no Amapá

Divulgação/Unipampa - Professores e pesquisadores participaram de atividades que integraram formação docente e valorização de saberes indígenas

As professoras Caroline Sefrin Speroni e Raquel Ruppenthal, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, participaram, durante quatro dias entre o fim de julho e início de agosto, da Missão de Pesquisa Intergrupos Unipampa em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).  

A iniciativa teve como objetivo estreitar laços acadêmicos e culturais entre o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa e a Licenciatura Intercultural Indígena da Unifap, promovendo ações de pesquisa, extensão e formação docente. 

A missão ocorreu nos municípios de Macapá e Oiapoque e incluiu participação no I Seminário de Extensão do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Parfor Equidade, além de bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizadas na Aldeia Curipi. A programação buscou ampliar a cooperação entre os grupos de pesquisa e fortalecer a colaboração entre diferentes contextos educacionais.  

Apoio institucional e interculturalidade  

As atividades foram organizadas com apoio dos professores Agerdânio Andrade de Souza e Maria Adriana Leite, da Unifap, e tiveram como foco a valorização da interculturalidade, o reconhecimento de saberes tradicionais e o fortalecimento de práticas pedagógicas sensíveis às especificidades étnico-culturais.  

Segundo Raquel Ruppenthal, a articulação com a Unifap contribui para compreender melhor as realidades amazônicas e as pedagogias indígenas, além de inspirar projetos que dialoguem com diversidade e equidade. 

As docentes destacaram que a missão representou um avanço no intercâmbio de experiências pedagógicas e na construção coletiva de saberes. A iniciativa também se alinha às diretrizes da Unipampa para promoção de internacionalização e interregionalização, utilizando missões técnicas para incentivar o desenvolvimento científico, social e formativo em regiões de grande diversidade sociocultural. 

IFFar abre vagas para professores de cursos online massivos Anterior

IFFar abre vagas para professores de cursos online massivos

Seduc orienta escolas sobre Simulado Saeb Próximo

Seduc orienta escolas sobre Simulado Saeb

Deixe seu comentário