Educação
Professoras da Unipampa realizam missão de pesquisa no Amapá

Divulgação/Unipampa - Professores e pesquisadores participaram de atividades que integraram formação docente e valorização de saberes indígenas
As professoras Caroline Sefrin Speroni e Raquel Ruppenthal, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, participaram, durante quatro dias entre o fim de julho e início de agosto, da Missão de Pesquisa Intergrupos Unipampa em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).
A iniciativa teve como objetivo estreitar laços acadêmicos e culturais entre o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa e a Licenciatura Intercultural Indígena da Unifap, promovendo ações de pesquisa, extensão e formação docente.
A missão ocorreu nos municípios de Macapá e Oiapoque e incluiu participação no I Seminário de Extensão do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Parfor Equidade, além de bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) realizadas na Aldeia Curipi. A programação buscou ampliar a cooperação entre os grupos de pesquisa e fortalecer a colaboração entre diferentes contextos educacionais.
Apoio institucional e interculturalidade
As atividades foram organizadas com apoio dos professores Agerdânio Andrade de Souza e Maria Adriana Leite, da Unifap, e tiveram como foco a valorização da interculturalidade, o reconhecimento de saberes tradicionais e o fortalecimento de práticas pedagógicas sensíveis às especificidades étnico-culturais.
Segundo Raquel Ruppenthal, a articulação com a Unifap contribui para compreender melhor as realidades amazônicas e as pedagogias indígenas, além de inspirar projetos que dialoguem com diversidade e equidade.
As docentes destacaram que a missão representou um avanço no intercâmbio de experiências pedagógicas e na construção coletiva de saberes. A iniciativa também se alinha às diretrizes da Unipampa para promoção de internacionalização e interregionalização, utilizando missões técnicas para incentivar o desenvolvimento científico, social e formativo em regiões de grande diversidade sociocultural.
Deixe seu comentário