URUGUAIANA JN PREVISÃO

7 de Setembro

Desfile Cívico Militar reuniu multidão na Avenida Presidente Vargas

Fellipe Medeiros/JC - Segundo a secretária municipal de Educação, Dirce Gracioso Soares, o desfile tem caráter pedagógico, funcionando como uma “aula ao ar livre”.

O tradicional Desfile Cívico do 7 de setembro reuniu milhares de pessoas na Avenida Presidente Vargas no último domingo, 7/9, em celebração à Independência do Brasil. O evento contou com a participação de mais de 60 entidades, incluindo escolas municipais e estaduais, projetos sociais, forças de segurança e instituições militares. O objetivo foi promover civismo, educação cívica e integração entre a comunidade. 

Cada escola e grupo cultural apresentou temas diversos, abordando a história do país, sustentabilidade, cultura regional e direitos da cidadania. As apresentações incluíram coreografias, fanfarras, danças, trajes coloridos, chamando a atenção do público que acompanhava o desfile ao longo do trajeto, que seguiu da Rua Treze de Maio até a Rua Andradas. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Dirce Gracioso Soares, o desfile tem caráter pedagógico, funcionando como uma “aula ao ar livre”. Para ela, os alunos vivenciam conceitos de história, símbolos nacionais e trabalho coletivo, fortalecendo a compreensão sobre civismo e cidadania por meio da prática. 

A Banda Municipal finalizou o evento com uma apresentação especial, seguida da extinção do Fogo Simbólico. Durante o ato, autoridades locais realizaram o arriamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do município, enquanto representantes da Escola Rui Barbosa foram responsáveis por apagar o fogo, encerrando oficialmente as festividades da Semana da Pátria. 

Segurança e organização 

O desfile ocorreu de forma organizada e segura, com apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, garantindo que participantes e público pudessem acompanhar o evento sem incidentes. 


Desfile Cívico Militar reuniu multidão na Avenida Presidente Vargas Anterior

Desfile Cívico Militar reuniu multidão na Avenida Presidente Vargas

Estudantes têm até sexta-feira para comprovar informações da lista de espera Próximo

Estudantes têm até sexta-feira para comprovar informações da lista de espera

Deixe seu comentário