URUGUAIANA JN PREVISÃO

89,17%

Cresce número de produtores que entregaram a Declaração Anual

Sergio Arteaga/Pexels - Índice de entrega é quase quatro pontos percentuais acima do registrado em 2024

Cresceu o número de produtores que entregaram a Declaração Anual de Rebanho dentro do prazo em 2025. Um mês após o encerramento do prazo, período reservado à digitação das declarações entregues em papel no Sistema de Defesa Agropecuária, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) contabilizou 314 376 declarações entregues. Esse número corresponde a 89,17% do total esperado. Em 2024, o índice de entrega foi de 85,56%. 

De acordo com o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Francisco Lopes, os dados da Declaração Anual de 2025 mostram um avanço em relação ao ano passado, com aumento no percentual de propriedades declarantes e, principalmente, no uso do Produtor Online. “Essa é uma conquista do Departamento que reforça nosso compromisso em facilitar o acesso do produtor ao sistema de forma mais autônoma e eficiente”, destaca 

A preferência dos produtores foi pelo atendimento presencial nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária, com 88,73% das declarações feitas por este método. No entanto, houve um aumento na procura pela declaração diretamente no Produtor Online, em relação a 2024: foram 11,27% das declarações feitas pela internet em 2025, frente a apenas 8,52% no ano passado. Em 158 municípios, houve 100% de declarações entregues. 

Regularização 

Aqueles produtores que não realizaram a declaração no prazo devem procurar suas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária de referência, para proceder à regularização de seus cadastros. A penalidade aos inadimplentes é o bloqueio da movimentação dos animais e uma autuação, que pode ser uma advertência, se primário, ou multa, caso seja reincidente. 


Município chega a 50 casos de dengue Anterior

Município chega a 50 casos de dengue

Seminário orienta merendeiras sobre alimentação, inclusão e segurança Próximo

Seminário orienta merendeiras sobre alimentação, inclusão e segurança

Deixe seu comentário