Inscrições de reingresso, transferência e matrículas do IFFar vão até sexta-feira
Novidade
Unipampa institui Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo
Ilustração/Pexels - A Proinove atuará em inovação tecnológica, empreendedorismo, transferência de tecnologia e inovação social
Desde o último sábado,1º/11, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) passou a contar oficialmente com a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinove), nova estrutura administrativa que reforça o compromisso institucional com a promoção da inovação e do empreendedorismo.
A criação da Proinove foi oficializada pela Portaria nº 1616, publicada em 30 de outubro, e marca uma ampliação na estrutura da Universidade, que agora se apoia em cinco eixos estratégicos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo.
A nova pró-reitoria substitui a antiga Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa) e será liderada pela professora Caroline Costa Moraes como pró-reitora, tendo como adjunta a professora Cássia Nespolo, do Campus São Gabriel.
Com a nova pró-reitoria, a Unipampa pretende ampliar sua inserção no ecossistema regional de inovação, fortalecendo a interação com parques tecnológicos vinculados à Universidade, como o Pampatec, o CampanhaTec e o Pates (Parque Tecnológico Binacional de Sant’Ana do Livramento), além de fomentar o empreendedorismo entre estudantes, servidores e comunidades locais.
Entre os objetivos da Proinove está o de transformar o conhecimento científico produzido na Universidade em produtos, tecnologias e serviços que atendam às demandas locais, regionais, nacionais e até internacionais.
Nova estrutura
De acordo com a pró-reitora Caroline Costa Moraes, a Proinove mantém as frentes de atuação da antiga Agipampa, mas com uma ampliação significativa: a inclusão da área de Inovação Social. “Vamos trabalhar com inovação tecnológica, empreendedorismo, ecossistemas de inovação, transferência de tecnologia e com inovação social, buscando soluções para desafios reais das comunidades”, explica Costa.
A Proinove será composta por quatro divisões: Divisão de Inovação Tecnológica (DIT), Divisão de Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação (De), Divisão de Projetos de Transferência de Tecnologia (DPTT) e a Divisão de Inovação e Empreendedorismo Social (Dies).
Um diferencial da nova estrutura é a participação direta no Conselho Universitário (Consuni), o que garante espaço para o debate e a formulação de políticas voltadas à inovação e ao empreendedorismo como eixos estratégicos da Unipampa.
A nova gestão da Pró-Reitoria já planeja ampliar suas ações, com destaque para um projeto de empreendedorismo de impacto, que buscará desenvolver soluções para problemas sociais identificados por estudantes nas comunidades da região. “Queremos incentivar nossos alunos e servidores a transformarem ideias em iniciativas que gerem benefícios reais à sociedade. A Proinove nasce com esse espírito, de promover a inovação como ferramenta de transformação social”, ressalta Caroline.
Deixe seu comentário