Fibromialgia passa a ser considerada deficiência em todo país
Internacionalização
Pesquisadores da UFSM participam de congresso mundial de Química na Ásia

Divulgação/ Renan Mattos - Professores Érico Flores e Paola Mello foram os únicos brasileiros convidados a palestrar no evento
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve papel de destaque no 50º Congresso Mundial de Química da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), realizado entre os dias 14 e 19 de julho em Kuala Lumpur, na Malásia. Os professores Érico Flores e Paola Mello, do Departamento de Química, foram os únicos cientistas brasileiros convidados a apresentar palestras no evento, que reuniu mais de três mil pesquisadores de diferentes partes do mundo.
Na terça-feira, 15/7, o professor Érico conduziu a conferência “How efficient can be digestion systems using diluted acids for the determination of REE and toxic elements in edible insects by ICP-MS?”, abordando inovações em sistemas de digestão química e técnicas avançadas de espectrometria de massa para identificar elementos terras-raras e substâncias tóxicas em insetos comestíveis. A pesquisa faz parte de estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM.
Na quinta-feira, 17/7, a professora Paola apresentou o trabalho “Food waste valorization using alternative strategies: case study at UFSM, Brazil” durante o simpósio “Green Chemistry”. O projeto exposto propõe o reaproveitamento de resíduos alimentares como matéria-prima para a obtenção de compostos químicos com valor agregado, alinhando-se aos princípios da Química Verde.
A iniciativa é resultado da colaboração entre o Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA), o Grupo de Pesquisas 3i e os programas de pós-graduação em Química e Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), com apoio do Restaurante Universitário da UFSM.
Além das apresentações, Érico também coordenou a sessão temática de Química Analítica e Forense, discutindo avanços na detecção de elementos tóxicos e suas aplicações em contextos criminais. Paola, por sua vez, integrou a reunião com bolsistas do consórcio PhosAgro-Unesco-Iupac na sexta-feira, 18/7, que teve como foco o papel de jovens cientistas na promoção da sustentabilidade e da Química Verde.
Para o professor Érico, a participação no evento reforça a visibilidade internacional conquistada pelo corpo docente da UFSM.“Estarmos entre os convidados evidencia a qualidade e o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas na instituição.” Já Paola ressalta a importância das conexões acadêmicas. “É uma oportunidade valiosa para estabelecer parcerias e fortalecer a atuação da UFSM no cenário científico global.”
Deixe seu comentário