URUGUAIANA JN PREVISÃO

Internacionalização

Pesquisadores da UFSM participam de congresso mundial de Química na Ásia

Divulgação/ Renan Mattos - Professores Érico Flores e Paola Mello foram os únicos brasileiros convidados a palestrar no evento

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve papel de destaque no 50º Congresso Mundial de Química da IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry), realizado entre os dias 14 e 19 de julho em Kuala Lumpur, na Malásia. Os professores Érico Flores e Paola Mello, do Departamento de Química, foram os únicos cientistas brasileiros convidados a apresentar palestras no evento, que reuniu mais de três mil pesquisadores de diferentes partes do mundo. 

Na terça-feira, 15/7, o professor Érico conduziu a conferência “How efficient can be digestion systems using diluted acids for the determination of REE and toxic elements in edible insects by ICP-MS?”, abordando inovações em sistemas de digestão química e técnicas avançadas de espectrometria de massa para identificar elementos terras-raras e substâncias tóxicas em insetos comestíveis. A pesquisa faz parte de estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM. 

Na quinta-feira, 17/7, a professora Paola apresentou o trabalho “Food waste valorization using alternative strategies: case study at UFSM, Brazil” durante o simpósio “Green Chemistry”. O projeto exposto propõe o reaproveitamento de resíduos alimentares como matéria-prima para a obtenção de compostos químicos com valor agregado, alinhando-se aos princípios da Química Verde.  

A iniciativa é resultado da colaboração entre o Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA), o Grupo de Pesquisas 3i e os programas de pós-graduação em Química e Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), com apoio do Restaurante Universitário da UFSM. 

Além das apresentações, Érico também coordenou a sessão temática de Química Analítica e Forense, discutindo avanços na detecção de elementos tóxicos e suas aplicações em contextos criminais. Paola, por sua vez, integrou a reunião com bolsistas do consórcio PhosAgro-Unesco-Iupac na sexta-feira, 18/7, que teve como foco o papel de jovens cientistas na promoção da sustentabilidade e da Química Verde. 

Para o professor Érico, a participação no evento reforça a visibilidade internacional conquistada pelo corpo docente da UFSM.“Estarmos entre os convidados evidencia a qualidade e o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas na instituição.” Já Paola ressalta a importância das conexões acadêmicas. “É uma oportunidade valiosa para estabelecer parcerias e fortalecer a atuação da UFSM no cenário científico global.” 

Ufrgs abre concurso para professor adjunto Anterior

Ufrgs abre concurso para professor adjunto

Inscrições para Mostra da Educação do IFFar seguem até 27 de agosto Próximo

Inscrições para Mostra da Educação do IFFar seguem até 27 de agosto

Deixe seu comentário