URUGUAIANA JN PREVISÃO

Sustentabilidade

Aquífero Guarani é tema do 17º Siepe da Unipampa

Divulgação/Campus Bagé - O 17º Siepe será realizado no Campus Bagé da Unipampa, de 4 a 6 de novembro.

A 17ª edição do Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) já tem data e tema confirmados. O encontro acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, no Campus Bagé, e abordará o tema “Ciência, Comunidades e Sustentabilidade: Aquífero Guarani como elo transfronteiriço”. 

A proposta é provocar reflexões sobre o papel da ciência na preservação ambiental e nas relações entre povos e territórios. Considerado um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, o Aquífero Guarani abrange áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, funcionando como símbolo de cooperação entre países sul-americanos. Além da relevância ambiental, ele representa uma conexão entre culturas, tradições e recursos naturais. 

A criação da identidade visual do Siepe teve como desafio traduzir a amplitude do tema, que combina ciência, natureza, inovação e aspectos socioculturais. O material gráfico desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Institucional da Unipampa destaca a localização geográfica do Aquífero no mapa da América do Sul, e inclui elementos visuais que remetem à ciência, agricultura, educação, reciclagem e energia limpa. 

Inscrições e submissões 

As inscrições começam dia 18 de agosto e devem ser feitas pelo Sistema de Eventos Institucionais da Unipampa. Interessados que não desejam submeter trabalhos podem se inscrever gratuitamente como público geral ou comunidade acadêmica até o início do evento, no dia 4 de novembro. 

A submissão de resumos simples estará aberta até 8 de setembro, abrangendo diversas modalidades, como iniciação científica de nível médio, graduação, pós-graduação, servidores, mães cientistas e comunidade externa, incluindo também estudantes de cursos a distância (EaD). 

Os participantes devem escolher entre as seguintes categorias de trabalho: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação, Cultura, Inclusão e Direitos Humanos. Todas as orientações estão disponíveis no regulamento oficial do evento. 

O site oficial do 17º Siepe reúne informações completas sobre cronograma, inscrições, critérios de avaliação, templates e regulamentos. Atualizações sobre palestras, atividades paralelas e o tradicional Prêmio Cardeal Amarelo também serão divulgadas na plataforma. 

Participantes do Encceja 2025 já podem consultar os locais de prova Anterior

Participantes do Encceja 2025 já podem consultar os locais de prova

Uruguaiana receberá 5ª edição do Ideathon Próximo

Uruguaiana receberá 5ª edição do Ideathon

Deixe seu comentário