URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ospa recebe conceituada pianista norte-americana Sara Davis Buechner

Dois importantes convidados internacionais estarão reunidos na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) no próximo sábado, 21/10, às 17h. O maestro argentino Gustavo Fontana, professor de regência da Universidad Nacional de Artes (UNA), conduzirá a Ospa em um repertório dedicado a Johannes Brahms e Maurice Ravel. Sara Davis Buechner será a solista da apresentação. Ela vai tocar o "Concerto nº 1 para Piano em Ré Menor". Os ingressos para o concerto "Ravel & Brahms" estão à venda pela Sympla, com valores entre R$ 10 e R$ 50. 

Um dos destaques entre os convidados da Ospa em 2023, Sara Davis Buechner possui um currículo impressionante, com importantes prêmios (Gina Bachauer e Tchaikovsky), apresentações elogiadas pelos jornais The New York Times e Los Angeles Times, e recitais em renomados locais como Carnegie Hall, Kennedy Center e Hollywood Bowl. Atualmente, ela é considerada a mais proeminente musicista trans em atividade nas salas de concerto ao redor do mundo. Além de suas performances, ela frequentemente ministra palestras e workshops voltados ao público LGBTQIA+. Buechner também é compositora e professora na Temple University, na Filadélfia, desde 2016. 

Ao lado da Ospa, a pianista revisitará uma das maiores joias do repertório para piano: o "Concerto nº 1 para Piano em Ré Menor", de Johannes Brahms (1833-1897). A obra, estreada pelo próprio compositor em 1858, carrega a herança clássica e as inovações harmônicas que consolidaram Brahms como um dos maiores nomes do romantismo no século XIX. Além disso, Sara ministrará uma masterclass gratuita na Casa da OSPA, na segunda-feira (23/10), das 15h às 17h. Não é necessário fazer inscrição. 

No repertório da Ospa neste sábado, também estarão duas obras do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937). A primeira delas, "La Valse", é uma ode aos salões festivos da nobreza de Viena. Comissionada pelo empresário Sergei Diaghilev para um espetáculo de balé, a obra foi recusada por conter passagens introspectivas. Para Diaghilev, a composição é "uma obra-prima, mas não um balé. É um retrato de um balé, uma pintura de um balé". Por último, a OSPA interpretará "Rapsódia Espanhola", a primeira composição orquestral de Ravel. A obra presta homenagem às danças do país de origem de sua família, com destaque para as castanholas presentes na instrumentação. 

Convidado deste sábado para o projeto Notas de Concerto, o professor Francisco Marshall ressalta o "amor à cultura espanhola e o humor inventivo com que Ravel comenta a memória musical das valsas vienenses". As considerações de Marshall sobre o repertório da OSPA poderão ser conferidas pelo público presencialmente, às 16h, na Sala de Recitais, e também pela transmissão ao vivo no canal da Ospa no Youtube. Como sempre, o concerto também será transmitido ao vivo a partir das 17h. 

Fase local da Califórnia Estudantil acontece neste sábado Anterior

Fase local da Califórnia Estudantil acontece neste sábado

Novo decreto regulamenta repasses da Lei Aldir Blanc Próximo

Novo decreto regulamenta repasses da Lei Aldir Blanc

Deixe seu comentário