URUGUAIANA JN PREVISÃO

Bronquiolite

Uruguaiana receberá vacina para gestantes

João Risi/Ministério da Saúde - A expectativa é de que os municípios recebam os estoques e tenham o imunizante disponível nas unidades de saúde já na próxima semana

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta quarta-feira, 3/12, uma nova remessa do Ministério da Saúde contendo 32 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é direcionado a gestantes a partir da 28ª semana e tem como objetivo proteger os bebês, desde o nascimento até os seis meses de vida, contra a bronquiolite. 

Agora, as doses serão encaminhadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que distribuirão os quantitativos proporcionalmente ao número de gestantes em cada município, incluindo Uruguaiana. Por enquanto, os envios seguem pauta automática definida pelo Ministério da Saúde. 

As vacinas que chegam à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) serão liberadas para as CRS a partir de quinta-feira, 4/12. A expectativa é de que os municípios recebam os estoques e tenham o imunizante disponível nas unidades de saúde já na próxima semana. Ainda não foi anunciado o número de doses por município, mas a ideia é que seja suficiente para imunizar todo o público-alvo – este cálculo já teria sido repassado às coordenadorias. 

A estratégia de vacinação busca garantir que os bebês já nasçam protegidos contra a bronquiolite causada pelo VSR, reduzindo o risco de quadros graves nos primeiros meses. A aplicação ocorre em dose única, independentemente da idade da gestante, do peso ou de seu histórico vacinal. 

Cerca de 15 dias após a aplicação, a produção de anticorpos atinge seu pico, sendo transferida ao bebê por meio da placenta, garantindo proteção durante os primeiros seis meses de vida. 

Mutirão leva serviços sociais ao Betânia nesta quinta Anterior

Mutirão leva serviços sociais ao Betânia nesta quinta

Município realiza campanha de prevenção ao HIV Próximo

Município realiza campanha de prevenção ao HIV

Deixe seu comentário