Manifestação
Prefeitos da região protestam contra importação de arroz

– Thiago Valença – Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - – O movimento ocorreu na Ponte Internacional
Os prefeitos dos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul realizaram uma manifestação pacífica na Ponte Internacional Getúlio Vargas/ Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. O grpo protestou contra a importação de arroz feita pelo Governo Federal nas últimas semanas. O ato ocorreu no fim da manhã desta terça-feira, 11/6, após assembleia conjunta entre Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) e Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa).
Durante a ação, o trânsito na divisa de Uruguaiana com Paso De Los Libres foi interrompido por alguns minutos. Os chefes dos Executivos Municipais alegam que a iniciativa vai desestruturar a cadeia econômica e produtiva gaúcha em um dos momentos mais difíceis da história do estado – logo após a enchente que vitimou quase 200 pessoas e destruiu casas e empresas locais.
Entre as justificativas para tamanha indignação estão o fato de não haver hipótese de desabastecimento do produto (item que foi usado como justificativa para a importação); O produto importado não tem as mesmas exigências sanitárias feitas para a produção interna; O investimento feito pelo Governo Federal na compra – cerca de R$ 7,2 bilhões – poderia ser aplicado de outra forma, de modo que o consumo fosse do produto brasileiro. Isso não iria desestruturar a cadeia econômica e produtiva do segmento.
Os prefeitos destacam que a importação vai diminuir a arrecadação de ICMS por parte do Rio Grande do Sul – projeção de perda de R$ 1,2 bilhão – e agravar a crise financeira. E isso em um momento crucial, que é de reconstrução do estado.
Participaram do ato o prefeito de Uruguaiana e presidente do Codepampa, Ronnie Mello; a prefeita de Maçambará e presidente da Amfro, Adriane Schramm; o prefeito de Alegrete, Márcio Amaral, o prefeito da Barra do Quaraí, Maher Jaber; o prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes; o vice-presidente da Federarroz, Roberto Fagundes Ghigino; o presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Ariosto Pons e demais representantes do setor arrozeiro.
Deixe seu comentário