URUGUAIANA JN PREVISÃO

Chefe de Estado

Deputado denuncia Eduardo Leite por promoção em vídeo institucional

Maurício Tonetto/Secom - Segundo o parlamentar, o filme promove o governador Eduardo Leite de maneira indevida, violando princípios constitucionais da administração pública.

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Miguel Rossetto, denunciou nesta terça-feira, 13/5, a veiculação do documentário Todos Nós por Todos Nós, produzido pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom-RS). Segundo o parlamentar, o filme promove o governador Eduardo Leite de maneira indevida, violando princípios constitucionais da administração pública. 

O documentário, com mais de 42 minutos de duração, foi lançado recentemente nas redes sociais e salas de cinema, e retrata a atuação do governo durante o desastre climático que atingiu o estado no ano passado. Rossetto afirma que a obra configura “autopromoção ilegal e abusiva”, sugerindo que teria fins eleitorais. 

Acionamento do Ministério Público 

Durante seu pronunciamento na Sessão Plenária, Rossetto anunciou que a bancada do PT encaminhou uma representação ao Ministério Público do Estado. A peça solicita que o órgão suspenda imediatamente a exibição do documentário, tanto em plataformas digitais quanto nas salas de cinema; apure responsabilidades por possíveis atos de improbidade administrativa e identifique os valores investidos na produção e divulgação, com o objetivo de ressarcir os cofres públicos. 

Fundamentação jurídica 

Rossetto fundamenta sua denúncia nos artigos 37 da Constituição Federal e 19 da Constituição Estadual, que proíbem o uso de recursos públicos para promoção pessoal de autoridades. Ele também cita a Lei de Improbidade Administrativa, que veda ações publicitárias que contrariem os princípios da impessoalidade e da moralidade. 

Segundo o deputado, o conteúdo do documentário gerou incômodo entre a população gaúcha, especialmente pela ênfase na imagem do governador. “Há críticas claras da sociedade quanto à exploração da tragédia climática para fins políticos. É essencial que a legalidade e a decência se restabeleçam”, afirmou. 

Até o fechamento desta matéria, o governo do Estado ainda não havia se manifestado oficialmente sobre as acusações. A Secretaria de Comunicação também não comentou os valores envolvidos na produção do documentário. 


Protocolado pedido de CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS Anterior

Protocolado pedido de CPMI para investigar descontos ilegais em benefícios do INSS

Festival Cena Livre pode virar Patrimônio Cultural Próximo

Festival Cena Livre pode virar Patrimônio Cultural

Deixe seu comentário