URUGUAIANA JN PREVISÃO

Festival Cena Livre pode virar Patrimônio Cultural

Fellipe Medeiros/JC - Se aprovado, o projeto permitirá que a prefeitura de Uruguaiana destine recursos ao festival, conforme a disponibilidade orçamentária

Será apresentado hoje, durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores um projeto de lei que propõe reconhecer o Festival Internacional de Teatro da Companhia Clandestinos de Teatro — conhecido como Cena Livre — como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. A matéria é de iniciativa da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT). 

Criado em 2017, o festival já se firmou como um dos principais eventos culturais da Fronteira Oeste, promovendo o intercâmbio artístico entre o Brasil e países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai. Ao longo de suas seis edições, o Cena Livre reuniu grupos teatrais de diversos estados brasileiros e da América do Sul, com uma proposta inclusiva e totalmente gratuita. 

Reconhecimento e apoio institucional 

Segundo o projeto de lei, o objetivo é preservar a memória e garantir a continuidade do festival, com apoio governamental, financeiro e logístico. A proposta também visa valorizar o trabalho da Companhia Clandestinos de Teatro e fomentar a formação de novos artistas locais, transformando o evento em uma plataforma para novos talentos. 

“A proposta é um reconhecimento formal da importância do Cena Livre para a identidade cultural de Uruguaiana. É mais do que um festival: é um espaço de democratização do acesso à arte, de formação e de fortalecimento da economia criativa”, destaca a vereadora Manoela Rosa na justificativa do projeto. 

Importância pós-pandemia 

Após uma pausa durante a pandemia, o festival retornou em 2021 com uma programação ampliada, que incluiu oficinas formativas e debates. O evento passou a integrar o circuito formativo do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN) e já foi incluído no calendário oficial do Estado por meio da PL 54/2021. 

Além do impacto cultural, o Cena Livre também movimenta a economia local ao atrair artistas, técnicos e visitantes, contribuindo para o setor de turismo e serviços da cidade. 

Próximos passos 

Se aprovado, o projeto permitirá que a prefeitura de Uruguaiana destine recursos ao festival, conforme a disponibilidade orçamentária, e busque parcerias com entidades públicas e privadas para fortalecer ainda mais o evento. 

O PL 65/2025 representa um passo importante no reconhecimento da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico, e reafirma o papel do teatro como ferramenta de transformação e cidadania. 


Deputado denuncia Eduardo Leite por promoção em vídeo institucional Anterior

Deputado denuncia Eduardo Leite por promoção em vídeo institucional

Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana Próximo

Afonso Motta cumpre agenda em Uruguaiana

Deixe seu comentário