URUGUAIANA JN PREVISÃO

Novidade

Câmara lança Projeto Piloto do “Programa Jovem Parlamentar”

Ascom/CMU - Projeto é parceria entre a Escola do Legislativo e o Instituto Federal Farroupilha Campus Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana apresentou, nesta quinta-feira, 22/5, o Projeto Experimental do Programa Jovem Parlamentar, uma ação da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó em cooperação com o Instituto Federal Farroupilha – Campus Uruguaiana (IFFar). 

A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência cidadã significativa, desenvolver lideranças e estreitar os laços entre a juventude e o funcionamento do Poder Legislativo. O projeto experimental será implementado com alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFFar e incluirá votações simuladas com o suporte da Justiça Eleitoral e uso de urnas eletrônicas; certificação e posse de 11 jovens parlamentares e seus suplentes; oficinas de formação e visitas institucionais aos Poderes Executivo, Judiciário e a entidades municipais; além de duas sessões ordinárias simuladas, com propostas reais criadas pelos próprios alunos. 

Organização 

As agremiações políticas fictícias serão inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, tornando o processo mais pedagógico, diverso e conectado com pautas importantes para a coletividade. Os vereadores de Uruguaiana irão “apadrinhar” cada jovem eleito, oferecendo orientação e acompanhamento durante o desenvolvimento de suas atividades como “parlamentares mirins”. 

No evento de lançamento, foi ressaltado o suporte do IFFar, em especial do diretor do campus, professor Jhonathan Silveira, e da docente Stéphane Dias, que participou ativamente da criação do regulamento e da organização das ações. Também foi mencionada a colaboração da Secretaria Municipal de Comunicação, responsável pela criação da identidade visual do projeto junto ao Departamento de Imprensa. 

Com base nessa experiência inicial, a proposta é ampliar a iniciativa nos próximos anos, incluindo outras instituições de ensino, alunos do nível superior e até mesmo a implantação de uma futura “Câmara da Maior Idade”, voltada à inclusão cidadã de aposentados e pessoas idosas. 


DNIT diz que edital da ponte sobre o Rio Ibicuí será publicado em junho Anterior

DNIT diz que edital da ponte sobre o Rio Ibicuí será publicado em junho

PL dos leitos paliativos é arquivado por inconstitucionalidade Próximo

PL dos leitos paliativos é arquivado por inconstitucionalidade

Deixe seu comentário