valorização
Prefeitura lança o RegularizaSIM para apoiar produtores locais

- No momento, existem 40 empresas regularizadas em Uruguaiana
Com foco na valorização da produção local e no fortalecimento da economia sustentável, a Prefeitura de Uruguaiana deu início ao RegularizaSIM, um programa que visa à regularização de agroindústrias que manipulam alimentos de origem animal, como laticínios, carnes, embutidos, ovos e mel. A ação segue até outubro e é coordenada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semude).
Durante o período, uma equipe técnica do município está visitando produtores e empreendedores para prestar orientações gratuitas, tirar dúvidas e auxiliar na adequação documental, estrutural e sanitária exigida por lei para emissão do selo SIM. O objetivo é ampliar o número de estabelecimentos regularizados, garantindo segurança alimentar à população e formalização para os pequenos negócios.
- Etapas e atividades educativas
Segundo o coordenador do SIM, Salatiel Machado Moreira, o RegularizaSIM é uma campanha educativa. “Nossa proposta é abrir um leque de oportunidades para que os produtores possam se habilitar dentro da legalidade. Já temos mais de 40 empresas regularizadas e queremos ampliar esse número”, afirmou.
A programação culmina em dois grandes eventos: 3/10 Capacitação Técnica, com palestra de uma consultoria contratada pela Prefeitura, abordando as vantagens da legalização, boas práticas e etapas básicas para regularização e 4/10 de outubro – EXPOSIM 2025, na Praça Barão do Rio Branco: uma grande exposição aberta ao público, com participação de agroindústrias locais, degustação e venda de produtos com o selo SIM, além de empresas parceiras de insumos, controle sanitário e consultorias.
O evento contará com o apoio de entidades como Emater, Sindicato Rural e Unipampa, além da participação da Vigilância Sanitária, que atua na conscientização nas feiras e mercados.
- Caminho para a regularização
De acordo com a secretária da Semude, Luciana Lisboa Reis, o processo para obter o selo SIM exige uma série de etapas técnicas, como: análise documental; adequações estruturais e sanitárias; boas práticas de fabricação; rotulagem correta e rastreabilidade dos produtos.
“O programa é uma forma de garantir que as políticas públicas cheguem de forma acessível a quem mais precisa, como os pequenos produtores e empreendedores rurais”, ressalta Luciana.
Interessados devem procurar a Sala do SIM, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Rua Duque de Caxias, 1 700), ou entrar em contato pelo telefone (55) 99667-0161 e e-mail sim@uruguaiana.rs.gov.br.
Deixe seu comentário