Ovinos Texel de Tupanciretã são os primeiros a chegar à Expointer
Agosto Dourado
Evento reforçou a importância da amamentação

Dara Verfe - Atividades educativas, testes e atrações culturais reforçaram cuidado e orientação para mães e bebês durante o evento.
No último domingo, 24/8, aconteceu na Praça Barão do Rio Branco a 2ª edição do Mamaço, ação que integra as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação. Das 9h às 13h, o evento proporcionou orientação, apoio e acolhimento para mães e famílias, reunindo serviços de saúde, oficinas educativas e atrações culturais.
A programação contou com shows de DJ e do cantor Arthur Rilo, distribuição de brindes, espaço de beleza e um varal solidário de bebês. O principal objetivo foi oferecer informações práticas e suporte para a maternidade, ressaltando a importância do aleitamento materno e do cuidado integral com os bebês.
A Secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto, afirmou que cada atividade e serviço foi planejado para auxiliar as mães nesse período tão importante da vida. “Cada oficina e serviço foi elaborado para guiar e auxiliar as mães em questões essenciais para esse período tão significativo, assegurando saúde, cuidado e amor para os bebês”, destacou.
Entre os atendimentos oferecidos, equipes de vigilância epidemiológica orientaram sobre imunização e calendário vacinal, enquanto o setor de Saúde da Mulher abordou planejamento familiar. A Policlínica Infantil e o Centro Municipal de Fisioterapia ofereceram orientações sobre cuidados infantis e demonstrações práticas de manobras para o cuidado com o bebê.
Serviços especializados realizaram testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, complementando informações sobre prevenção. Além disso, programas voltados à primeira infância distribuíram kits maternidade, e profissionais do Senac realizaram monitoramento de sinais vitais, avaliação odontológica infantil e consultas com pediatra.
Oficinas educativas ampliaram o aprendizado sobre primeiros socorros na infância, nutrição da gestante e do bebê, técnicas de amamentação, conforto materno durante a amamentação, proteção legal da amamentação, saúde mental materna e higiene bucal infantil. O conjunto de atividades buscou reforçar a importância de um acompanhamento integral da saúde materno-infantil e incentivar a prática da amamentação.
Deixe seu comentário