Delegadas de Uruguaiana participam da 6ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
pesquisa
Seminários do IFFar promovem debate sobre pós-graduação
Divulgação - Nos dias 22 e 23/9, o Recanto Maestro, em Restinga Sêca, recebe o IX Seminário da Pós-Graduação e o IX Seminário do Pesquisador do IFFar. Com transmissão ao vivo pela WebTV, os eventos reúnem docentes, técnicos, estudantes e egressos, estimulando a troca de experiências e a socialização de pesquisas.
Nos dias 22 e 23 de setembro, o Recanto Maestro, em Restinga Sêca, no centro do estado, será palco do IX Seminário da Pós-Graduação e do IX Seminário do Pesquisador do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Com transmissão ao vivo pela WebTV, os eventos têm como objetivo promover a troca de experiências e a socialização das produções acadêmicas da instituição.
As atividades são voltadas a docentes, técnicos-administrativos em educação, estudantes e egressos dos cursos de pós-graduação do IFFar. A programação inclui mesas-redondas, oficinas e dinâmicas que abordam temas relevantes para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação na Rede Federal.
Entre os assuntos em pauta estão os desafios das instituições federais de ensino superior, a aplicação prática da pesquisa acadêmica e o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, na produção científica.
No primeiro dia, destacam-se mesas-redondas sobre os desafios da pós-graduação e da pesquisa na Rede Federal, com especialistas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do IFFar, e sobre pesquisa aplicada, abordando desde a captação de recursos até a solução de problemas, com representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal de Brasília (IFB).
O segundo dia será dedicado a atividades práticas, como a oficina sobre escrita científica e o uso da inteligência artificial no contexto acadêmico, conduzida por João Batista Bottentuit Junior, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e a oficina sobre organização do currículo Lattes e gestão de certificados, ministrada por Maurício Ramos Lutz, do IFFar.
Deixe seu comentário